Compartilhe essa página

Ergonomia: saiba qual altura ideal dos móveis de escritório da sua casa

Muitas pessoas, atualmente, têm a chance de poder trabalhar em casa, seja porque a empresa é mais liberal ou porque a pessoa é autônoma ou porque tem uma empresa.

E todas as pessoas que precisam ficam sentadas um tempo razoável em frente a um computador sofrem de dores: na coluna, na nuca, nos braços e pulsos, na lombar e por aí vai.

Ficar muito tempo sentado, sem fazer um alongamento ou esticar as pernas favorece o aparecimento dessas dores, mas, além disso, é preciso que você tenha uma postura correta e leve em consideração a altura ideal dos móveis de escritório, pois só assim será possível fugir das temidas dores do dia-a-dia.

altura ideal dos móveis de escritório

Confira aqui a altura ideal dos móveis de escritório e como você deve se sentar em frente a um computador.

Altura ideal dos móveis de escritório

Tomando como referência a altura média da mulher brasileira, 1,60m, o ideal é que:

  • A altura da mesa seja de 65cm;
  • A altura do assento da cadeira até o chão seja de 43cm;
  • A altura do apoio do braço seja de 24cm.

Para um homem de estatura mediana, 1,73m, as medidas ideais são:

  • 70cm para altura da mesa;
  • 47cm para altura do assento da cadeira até o chão;
  • 26cm para a altura do apoio do braço (distância do apoio até o assento da cadeira).

Ajustes na cadeira e na mesa

altura ideal dos móveis de escritório

Antes de tudo, é preciso verificar a proporção da altura da mesa e da cadeira.

Sente-se com a sua cadeira com a coluna ereta e os joelhos dobrados formando um ângulo de 90 graus. Faça essas perguntas para você mesmo: os pés estão encostados no chão? O cotovelo forma um ângulo de 90 graus com a mesa? O braço da cadeira está alinhado com a mesa? Seus ombros estão relaxados e alinhados, nem para cima, nem para baixo?

Se todas as respostas foram sim, ótimo! Você já está quase pronto para trabalhar de forma ergonômica. Mas se a resposta for não para todas ou algumas das perguntas, veja como melhorar a postura:

Se você for uma pessoa de estatura baixa e seus pés não encostam no chão, até porque muitas mesas que compramos vêm com uma altura padrão e dificilmente mandaríamos fazer uma sob medida, use um calço ou um apoio para pés, de forma que seu joelho forme um ângulo de 90 graus.

Se o seu cotovelo não forma um ângulo de 90 graus e seus ombros não estão relaxados e alinhados, suba a cadeira até onde precisar. Por isso é importante que a cadeira seja ergonômica, ou seja, que tenham altura, encosto e braço ajustáveis e que possua rodinhas.

Se o braço da cadeira não está alinhado com a mesa, mesmo que você já tenha mexido na altura do braço ou se ela não ajustável, será necessário colocar um calço nos pés, se a mesa for baixa, ou ainda cortar os pés se a mesa for muito alta.

Ao sentar-se na cadeira, verifique se as coxas e panturrilhas formam um ângulo reto entre si e se toda a área o assento está ocupada, ou seja, sente-se bem no fundo dele, para que as costas fiquem bem apoiadas. As costas precisam ficar quase na vertical e apoiar a lombar e a omoplata.

Sente-se de forma ergonômica

altura ideal dos móveis de escritório

Além da altura ideal dos móveis do escritório é importante saber como se sentar de maneira ergonômica para prevenir dores no corpo, pois de nada adianta ter cadeiras e mesas ajustadas, se você não souber se sentar direito.

Verifique se o monitor está com o topo dela um pouco abaixo da altura dos olhos e com distância mínima de um braço. Se essas medidas não forem seguidas, sua postura corporal ficará contraída, o que poderá causar tensão nos ombros e na nuca.

O teclado e o mouse devem ficar alinhados com o cotovelo, para não causar tensão nos ombros, costas e nuca. Importante usar apoio de pulso tanto no teclado quanto no mouse, pois assim poupam-se as articulações das mãos e evitam-se doenças como a síndrome do túnel do carpo ou o cotovelo de tenista.

A bacia deve ficar levemente inclinada para que assim a parte inferior das costas fique em uma posição natural e a musculatura não fica tensa.

Agora você não tem mais como reclamar de dores nas costas ao trabalhar em casa. Faça algumas pausas, ajuste a altura dos seus móveis e sente-se de forma ergonômica, pois só assim se livrará das dores.

Entre em contato com a Premium Planejados e faça o projeto do móvel ideal para seu escritório!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário