Compartilhe essa página

Como organizar uma estante de livros

Você tem muitos livros e não sabe onde ou como guardá-los? Eles não precisam ficar escondidos: podem ser guardados em uma estante de livros de uma maneira que ajude a compor a decoração da sua casa, seja na sala de estar, na biblioteca, no quarto ou no home office/escritório.

Se você possui livros que estão todos encaixotados ou escondidos dentro de armários, está na hora de deixá-los à mostra! Mas não é de qualquer jeito que esses livros devem ficar. Se você conseguir organizá-los em uma estante sem portas, as cores e tamanhos variados farão uma bela composição na parede de qualquer ambiente que desejar.

Onde colocar a estante de livros

Escolha o ambiente que mais lhe agradar para colocar uma estante de livros, lembrando que o legal é que a parede escolhida para essa estante seja em um local em que esteja à vista de todos, já que fará parte da decoração da sua casa.

Organizar uma estante de livros com prateleiras ou nichos

A principal preocupação que você deve ter na hora de organizar uma estante de livros é onde ficarão esses livros caso não tenha ainda nenhum móvel para colocá-los.

A maneira mais prática e usual é dispô-los em estante com nichos ou prateleiras sem portas para escondê-los ou alternando com algumas portas, para criar movimento. Escolha o local em que esse armário ficará e depois escolha o que melhor lhe agrada, pois existem vários tipos de armários que podem ser feitos sob medida, como os planejados, que são feitos do jeito que você precisa.

Combine o material de revestimento da estante com os outros móveis da casa, ou se quiser que seja colorido, que seja um complemento da decoração, ou seja, que a cor combine ou complemente com o restante das cores do ambiente. Lembre-se também que se sua casa tem um estilo moderno, por exemplo, é legal que essa estante de livros seja nesse mesmo estilo, para que não brigue visualmente, já que os livros por si só já carregam muita informação visual.

Depois de escolhido o local e a estante, você precisa pensar como quer colocar os livros ali.

Como organizar uma estante de livros

Existem inúmeras formas de organizar uma estante de livros e isso dependerá totalmente do seu gosto e preferência.

Organizar por ordem alfabética: se você não se importar em deixar toda a sua coleção espalhada com outros livros, esse é o jeito mais prático na hora de encontrar o livro que deseja.

Organizar por gênero: aqui seus livros de coleção ficarão dispostos lado a lado, mas pode ser um pouco difícil separar por gênero, pois muitas vezes é complicado encaixar um livro em determinado tema, então a melhor forma é você criar o seu próprio e assim facilitar a sua busca.

Organizar por cor:essa é a disposição que fica mais bonita, mas também acontece o mesmo problema quando se coloca em ordem alfabética. Os livros que pertencem a uma coleção ficam todos bagunçados.

Organizar por tamanho: seus livros na estante ficarão muito bonitos desde modo, mas aqui também os livros de coleção ficarão cada um em um canto. O que você pode fazer é separar por coleção e assim criar "pilhas” de uma mesma coleção, colocadas deitadas nas prateleiras.

Organizar por autor:caso você tenha vários livros de um mesmo autor, esse é o modo mais fácil de organizar sua estante de livros.

Organizar por coleção:aqui cada coleção ficará próxima uma da outra, o que facilita a sua visualização.

Você pode misturar essas diversas formas de organizar e ver a que ficará melhor para você, para garantir um bom visual aliado à praticidade.

Não coloque somente livros nas estantes. Utilize objetos de decoração como obras de arte, porta-retratos e vasinhos, para complementar a decoração desse armário e para que não fique sobrecarregado. Os objetos de decoração, se pequenos ou esguios, proporcionam espaços vazios que criam um movimento aos olhos de quem vê, se comparado a estantes que só possuem livros de ponta a ponta.

Alterne livros com objetos de decoração e coloque alguns livros na horizontal e outros na vertical para criar esse movimento já citado acima. Mas cuidado para não colocar objetos demais na estante e parecer que está mais para bagunçada do que para decorada.

Tente deixar nas prateleiras que estão ao seu alcance os livros que são mais utilizados e deixe nas prateleiras de cima os livros que usará uma vez ou outra. Isso facilita na hora de pegar um livro, para que não seja necessário pegar um banquinho ou escada a cada vez que quiser escolher um livro. Caso tenha muitos livros e seu armário for alto, opte por escadas deslizantes para facilitar o acesso.

Dicar finais para organizar uma estante de livros

Limpe periodicamente as estantes e os livros, pois juntam muito pó, já que ficarão expostos.

Doe livros que não quer mais. Não adianta nada ter livros que não lê, pois só juntam poeira e ocupam espaço.

Dê uma atenção especial aos livros que precisam ser reencapados ou restaurados, para que assim possam durar por mais tempo.

Aproveite um mundo novo que se abre a cada leitura!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário