Compartilhe essa página

Como usar veludo molhado na decoração

Muitas pessoas quando pensam no veludo, já remetem a algo antiquado e em desuso, mas saiba que o veludo molhado na decoração chegou com tudo e tem tudo para ser o queridinho na decoração.
 
O veludo remete ao luxo e extravagância, pois foi muito utilizado pela nobreza européia aristocrata, desde o século XIV e no século XX foi bastante utilizado em vestidos de festa. E foi no final dos anos 70 e 80 que o veludo passou a ser
incorporado em roupas como calças, saias e casacos para o dia-a-dia. Foi criado na Índia, feito em teares manuais com a fibra de seda e passou a ser produzido na Itália, posteriormente.

A moda e a decoração andam juntas e como as roupas estão mostrando várias peças com esse tecido, na decoração não será diferente.

Veja algumas dicas de como não errar na hora de decorar sua casa com esse famoso tecido:

- use o veludo molhado na decoração de forma sutil, pois é um tecido pesado e que em excesso, se tornará caricato e parecerá que está lá no século XIV e essa não é sua intenção.
 

- use o veludo em acessórios, como cortinas, almofadas, caso não queira ser tão ousada.
 

- mas se você gosta de arriscar, vale escolher um sofá, poltrona ou chaise em veludo. Se sua ideia não é gastar com um móvel novo, há também a opção de comprar uma capa para sofá nesse mesmo tecido. E se enjoar, não tem problema, é só tirar a capa e terá seu sofá de volta.

- se você combinar peças e móveis em veludo molhado com outros que sejam mais voltados para o rococó, você terá um ambiente clássico barroco. Se utilizar o veludo com padronagens florais, terá um ambiente romântico e se misturar o veludo com composições étnicas, trará um toque moderno ao espaço. E cores mais vibrantes trarão o retrô para o ambiente.


- escolha um sofá colorido e deixe-o ser destaque em um ambiente de tons mais neutros e minimalista.

- se quiser algo mais discreto, opte por utilizar o veludo da mesma cor dos outros móveis e parede, pois irá trazer mais elegância com sua textura e brilho diferenciado.
- o veludo molhado na decoração se traduz em conforto, pois é um tecido bem macio e gostoso de passar a mão.
- por ser um tecido chamativo, combine com outros materiais mais discretos, como madeira ou vidro.


- para sala, opte por utilizar o veludo em almofadas, sofás e poltronas.
- para os quartos, utilize o veludo molhado em cabeceiras, almofadas e roupas de cama e deixará esse ambiente muito mais confortável, aconchegante e convidativo.


Viu só como é o veludo fica bonito se bem pensando e utilizado com parcimônia? Ouse e deixe qualquer ambiente muito mais luxuoso com as nossas dicas!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário