Compartilhe essa página

Decoração com biombos

Quando vamos decorar nossas casas e apartamentos sempre queremos que tudo fique organizado, que tudo se encaixe de forma harmoniosa e com o máximo de aproveitamento em cada ambiente, que é o que já acontece quando optamos por ter móveis planejados.

E alguns objetos que antes não eram visto como itens de decoração, agora fazem parte do décor das casas das pessoas, o que tem trazido ótimos resultados visuais e utilidade também, já que valorizam a organização dos espaços, como é o caso da decoração com biombos.

A palavra biombo vem do japonês "byôbu” e significa anteparo e é um painel para delimitar espaços dentro de residências. Na verdade o biombo originou-se na China e depois foi levado para o Japão no século XVIII, onde os artesãos começaram a fazer seus próprios modelos baseados nos dos chineses. Os biombos, originalmente, serviam para barrar o vento dos ambientes e depois com o passar do tempo é que ganhou outra função, a de decorar e separar ambientes.

Tipos

Existem diversos tipos de biombos e todos com a mesma função. Os mais luxuosos são aqueles feitos com papel washi, que é um papel especial feito com fibras dos arbustos kozo, gampi e mitsumata, feitos artesanalmente com técnicas milenares ou ainda existem os industrializados atualmente.

Existem ainda aqueles feitos com bambu, madeira, crochê ferro, mdf cortado a laser, amolfadados e por aí vai.

Versatilidade

Confira aqui algumas dicas de como usar os biombos nos mais diversos ambientes, de forma mais óbvia ou ainda mais inusitada:

Sala de Estar:

- dividir um mesmo ambiente, como, por exemplo, separar a sala de estar em duas: uma para receber visitas e descansar no sofá e outra que será o home Office ou um cantinho de leitura, caso você não tenha um ambiente só para eles ou ainda separar o hall de entrada da sala de estar, que muitas vezes estão juntas.

- servir de pano de fundo para decorar algum ambiente ou evidenciar algum mobiliário.

- iluminar espaços além de criar uma setorização.

- criar um painel para colocar fotos e quadros.

- transformar-se um uma lousa de recados;

- virar um jardim vertical, se você não tiver um terraço ou espaço para colocar plantas.

Quartos:

- use o biombo para fazer de closet para você poder se trocar em um lugar mais reservado.

- transforme o biombo em uma bela cabeceira.

- barrar o sol que entra no ambiente, no lugar de uma cortina.

- transformar em um brinquedo para o quarto das crianças.

Sala de Jantar e Cozinha:

- divida esses dois ambientes com o uso do biombo.

Banheiro:

- se você tiver um banheiro grande, pode separar a área da banheira do restante do banheiro, para criar um clima mais intimista ou ainda criar um trocador.

Escritório ou Home Office:

- transforme o biombo em uma estante para guardar livros.

Viu só que com a decoração com biombos é possível criar ambientes diferentes e ainda transformá-los em algo inusitado? Invente e decore sua casa!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário