Compartilhe essa página

Decoração com nichos

Os nichos criam um efeito visual interessante nas paredes e além de serem objetos de decoração, são úteis também. As prateleiras têm a mesma função, mas não são tão legais como os nichos, pois com eles podemos formar desenhos nas paredes de uma forma inusitada.

Fazer uma decoração com nichos é divertido, além de prático e funcional. Hoje temos no mercado nichos já prontos em que você mesmo monta e instala e não precisa da ajuda de nenhum profissional, ou seja, você já economiza nesse sentido, além de ser um material que não custa caro. Existem diversos modelos, cores, formatos e dimensões. Basta saber quais existem e o que se pretende fazer para criar um ambiente divertido ou elegante, tudo dependerá do seu gosto.

Os nichos podem ser feitos de diversos materiais e escolher o que melhor se encaixa para você vai fazer toda a diferença:

- madeira:

absorve mais a água, então não é ideal para ser utilizado em banheiros e cozinhas. São mais caras do que as feitas em mdf, mas poderão trazer um ar mais rústico ao ambiente.

- fórmica:

ou laminado melamínico, formado a partir de resina com uma tela de fibra, termo-prensadas. Elas podem ter diferentes texturas e cores e até as que imitam madeira ou pedra, por exemplo.

 

- laca:

o efeito visual é muito bonito, liso e brilhante, mas risca ou lasca facilmente. É um tipo de revestimento caro e que não tem grande durabilidade.

 

- MDF:

fibra de média densidade, formada pela combinação de fibras de madeira, resinas sintéticas e aditivas. Mais comumente utilizado e de custo baixo.

- gesso ou gesso acartonado:

o gesso é um mineral, é formado pelo superaquecimento da gipsita e composta principalmente por sulfato de cálcio hidratado. O gesso acartonado é formado por gesso mais uma lâmina de papelão e entre dois gessos acartonados são colocados perfis de aço para dar mais suporte e sustentação para criação de objetos maiores. O gesso acartonado na cor verde protege contra umidade e o rosa, contra o fogo.

DECORAÇÃO COM NICHOS NA SALA

Como o nicho é um objeto de decoração muito versátil, é possível ter várias ideias para seu uso. Uma delas é criar uma divisão da sala com qualquer outro ambiente, como o corredor ou a cozinha e fazer um armário de nichos. Ele servirá para colocar livros e o que mais desejar, além de criar um limite para o ambiente.

Outro jeito mais comumente utilizado é colocar nichos na parede atrás do sofá e criar desenhos de modo a criar um painel. Existe também a possibilidade de criar nichos no próprio móvel da TV da sala.

O interessante é que os nichos criam um efeito visual legal, pois trabalha com profundidade e cria um efeito tridimensional no ambiente. Combinando nichos mais profundos com alguns menos profundos, trará um efeito bastante interessante.

DECORAÇÃO COM NICHOS DA COZINHA

Aqui é muito usual fazer nichos para colocar as garrafas de vinho. Mas que tal sair do mesmo e criar nichos para colocar os temperos e mantimentos que utiliza no seu dia-a-dia, ao invés das prateleiras?

Você pode criar desenhos com as diferentes dimensões de nichos existentes ou se gosta de algo mais linear e padronizado, compre um nicho maior e que seja retangular e sua cozinha já parecerá diferente.

 

DECORAÇÃO COM NICHOS NO BANHEIRO

O legal aqui é que como o banheiro normalmente é pequeno e só é possível colocar um gabinete por baixo da bancada, os nichos poderão ajudar a guardar os itens de higiene pessoal e toalhas. Você pode colocá-los diretamente nos nichos ou dispô-los em caixas e depois colocar nos nichos.

Os nichos podem ficar nas paredes ou no próprio gabinete abaixo da bancada. Outra forma muito interessante é criar nichos nas paredes do box, para apoiar shampoos, sabonetes e esponjas.

DECORAÇÃO COM NICHOS NO QUARTO

Os nichos são mais utilizados em quartos de criança e de bebê, para poder colocar bichinhos de pelúcia e brinquedos e deixar tudo mais organizado.

Os nichos são interessantes para as crianças, se apoiadas no piso formando um armário, pois assim elas aprendem a pegar e guardar os brinquedos ou os materiais escolares sozinhas e criam uma certa independência.

Os nichos também podem ser utilizados para apoiar porta-retratos de um jeito diferente, no quarto do casal ou do adolescente.

DECORAÇÃO COM NICHOS NA ÁREA DE SERVIÇO

A área de serviço é um dos ambientes menores da casa e não é fácil achar um lugar para guardar vassoura, rodo, balde, panos de limpeza, além dos produtos de limpeza. Para te ajudar, os nichos poderão ser úteis e você poderá guardar os produtos de limpeza ou algo menor ali. Tudo ficará mais organizado e sem bagunça. Cada coisa ficará no seu devido lugar.

DECORAÇÃO COM NICHOS EM CONSULTÓRIOS E ESCRITÓRIOS

Aqui ele terá mais um efeito decorativo, mas você também poderá colocar livros e objetos de decoração, para dar um ar mais elegante ao seu ambiente de trabalho.

Nesses ambientes, você precisa chamar a atenção dos seus clientes e pacientes para que eles se sintam à vontade ali e queiram voltar. Então faça uso de nichos com formatos e cores diferentes para atrair a atenção com o efeito visual que os nichos proporcionam.

 

A decoração com nichos é muito econômica e versátil e pode ser colocado em qualquer ambiente. Será que para dar mais destaque em um cômodo, colocar um nicho já não vai fazer toda a diferença?


 


 


 


 



 


 

 


 



 

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário