Compartilhe essa página

Como compor uma decoração com quadros

Sabe aquela parede da sua casa que está sem graça ou precisando de um novo visual? Se você não quer pintá-la com tinta por conta do trabalho que dá ou não tem outra ideia, é possível fazer uma decoração com quadros e tornar a parede o centro das atenções da sua casa.

A vantagem de fazer uma decoração com quadros é que não fará sujeira alguma, ainda mais se escolher usar adesivos reforçados ao invés de pregar na parede.

Aprenda como compor uma decoração com quadros do jeito que sempre quis:

Escolha a parede

Aquela parede que está sem graça e que poderia ter um grande potencial para ser o destaque do ambiente vai ser o escolhido para se fazer a decoração com quadros.

Use a parede atrás do sofá ou ainda uma parede grande ou ainda atrás da cama.

decoração com quadros

Uma solução interessante é criar uma galeria de arte nas paredes dos corredores. Normalmente essas paredes não têm nada e podem se tornar o local mais interessante da sua casa.

Se a sua casa possui escada, outra forma de fazer uma decoração com quadros é utilizar a parede que acompanha a escada.

decoração com quadros

Escolha as imagens

Analise tudo o que você quer colocar na parede para fazer a decoração com quadros.

Se você gosta de viajar, vale colocar fotos de viagens que você fez mundo afora. Pode ainda colocar fotos da família, imagens de seriados e filmes, frases motivacionais ou divertidas. Aqui vale tudo.

O importante é que, com essas imagens, consiga transmitir sua personalidade.

Separe as imagens

Para que você tenha ideia de todas as imagens que escolheu, coloque-as no chão para conseguir ter ideia do todo e assim saber como começar a compor uma decoração com quadros.

Envie sua planta e faça um breve descritivo de quais ambientes deseja orçar.

Deixe seus contatos válidos que nossos consultores entrarão em contato. Faça um orçamento

Escolha as molduras

Para não deixar a composição monótona, escolha diferentes molduras e de cores variadas, mas que combinem entre si e que tenham o mesmo estilo.

decoração com quadros

Escolha ainda molduras de diferentes materiais para deixar a composição ainda mais interessante.

Se quiser, pode optar por colocar molduras de mesmo tamanho, mas para trazer mais dinamismo, o ideal é que mescle molduras grandes, médias e pequenas e em diferentes formatos.

Se a ideia é não gastar com molduras ou se quiser deixar o ambiente mais despojado e divertido, use fitas adesivas pretas ou coloridas para contornar as fotos e transformá-las em molduras.

Como pensar na disposição dos quadros

Para que você não fique perdido na hora de colocar os quadros na parede, faça alguns moldes com papel ou papelão do tamanho dos quadros que você tem para testar as composições.

decoração com quadros

Cole e descole até que sinta que está do jeito que deseja. Vale dar uma olhada no Pinterest para se inspirar e ter mais ideias de decoração com quadros.

Se a parede que escolheu para fazer a decoração com quadros é mais horizontal do que vertical, crie uma linha imaginária horizontal e posicione os quadros acima e abaixo dessas linhas, tomando o cuidado de criar alguns alinhamentos na vertical também.

decoração com quadros

Se for colocar quadros na parede detrás do sofá, cama ou aparador, deixe-os cerca de 25cm de distância do móvel para que ninguém encoste nos quadros e a visualização seja mais favorável.

Se for colocar na parede que acompanha a escada, os quadros devem acompanhar a inclinação para que o resultado fique harmônico.

Se for colocar em uma parede que não tem nenhum objeto próximo, comece a dispor os quadros a uma altura de aproximadamente 1,60m do piso, lembrando que essa medida vale para o meio do quadro até o chão.

Obviamente que você pode escolher a altura que quiser, mas se estiver na dúvida sobre em qual altura começar a colocar os quadros, essa é uma boa medida.

Se não quiser prender os quadros na parede, pode usar prateleiras somente para apoiá-las ou ainda utilizar algum mobiliário ou até mesmo o chão para fazer uma composição com quadros.

decoração com quadros

Tenha alguns cuidados ao criar uma decoração com quadros

  • Na hora de pensar no local onde fará a decoração com quadros, verifique se não é um local que bate bastante sol, pois as imagens poderão ficar desbotadas ou se forem quadros pintados, poderão ter rachaduras na tinta.
  • Para que não haja marcas nas paredes, coloque um pedaço de cortiça em cada vértice do quadro como forma de proteção ou ainda utilize aqueles feltros que são utilizados para colocar nos pés de cadeiras para não riscar o piso.
  • Para fazer a limpeza dos quadros, use somente um pano seco. Se houver um vidro na frente do quadro, vale passar um pano úmido para retirar marcas de dedo ou qualquer outra sujeira.
  • Tenha cuidado com paredes com mofo ou infiltrações, que podem danificar os quadros.

Agora que você já sabe como fazer uma decoração com quadros, procure uma parede sem graça na sua casa e transforme-a em uma galeria de arte ou em uma retrospectiva da sua vida.

Coloque a criatividade à prova!

Crie um projeto de móveis planejados incríveis para combinar com seu painel de quadros. Fale com a Premium para turbinar sua decoração! 

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário