Compartilhe essa página

Decoração sem riscos para crianças e idosos

Fazer uma reforma é sempre muito legal – claro que sem contar a sujeira que fica depois e os percalços que aparecem no meio da obra - pois podemos deixar a casa com ar de novo e mudar todo o visual. Mas e quando percebemos que precisamos reformar a casa porque há crianças e idosos morando nela?

Quando o bebê é pequeno não são necessários cuidados específicos com a casa, mas quando começa a andar é aí que começam os problemas. E o idoso, quando começa a já não ter mais tanta firmeza nas pernas e sua visão já não é perfeita, fica mais complicado deixar a casa como sempre foi. Seu lar precisa ser adaptado para tornar o dia-a-dia mais seguro, confortável e melhorar a qualidade de vida das crianças e dos idosos.

Então hoje daremos algumas dicas de como fazer um decoração sem riscos para crianças e idosos de forma a unir o útil ao agradável, para que todos possam sair ganhando com essa decoração.

Piso

Quando queremos fazer uma reforma em casa, um dos primeiros itens que pensamos em trocar é o piso e quando isso acontecer, pense no tipo de piso que irá comprar. Peça ajuda na loja para que o vendedor te auxilie com a escolha de um piso que seja o menos escorregadio possível, tanto para locais secos quanto molhados.

Nas áreas molhadas – banheiro, cozinha, terraço, área de serviço e quintal – coloque piso antiderrapante, mas se você manteve o piso antigo na reforma e ele não é antiderrapante, providencie pelo menos tapetes antiderrapantes e coloque barras de apoio e cadeiras dentro do box para facilitar a locomoção de idosos, para que possam fazer tudo com autonomia enquanto ainda conseguem. O que eles menos querem é dar trabalho para alguém.

Degraus

Se você está reformando sua casa, nada de colocar degraus em ambiente algum. O máximo de degrau que pode ter é para que não escorra a água de um banheiro para o corredor, que deverá ser de no máximo 0,5cm de altura, suficiente para que a água não escoe para fora do banheiro ou cozinha.

Se sua casa possui degraus e você não está reformando a casa inteira, o que pode ser feito é criar uma rampa ao invés de degraus, pois a alteração é mínima, mas se nem isso for possível, coloque barras de apoio presas à parede para facilitar a descida de um idoso e se for uma criança, coloque aquelas grades que delimitam um espaço para que ela não tenha acesso a esses degraus.

Tapetes

O perigo dos degraus é o mesmo com os tapetes. Os tapetes, se forem grossos, podem formar um degrau em que ou o idoso ou a criança pode tropeçar e cair.

Melhor desistir de colocar um tapete, já que ele, além de ser perigoso, acumula muito pó que pode não ser legal para a respiração de quem mora na casa. Mas como o tapete deixa o ambiente muito mais aconchegante, se quiser fazer uso dele, cuidado então para não deixá-lo no meio de alguma passagem e se tiver alguma ponta levantada, cole com fita dupla face por baixo ou ainda escolha tapetes de cores fortes para chamar a atenção e para os riscos de acidentes serem menores.

Móveis

Muito importante na hora de escolher os móveis é verificar se todas as pontas e quinas são arredondadas para que nem a criança nem o idoso se machuquem. E se você não vai trocar nenhum móvel e eles são considerados perigosos, o que você pode fazer é comprar protetores de silicone para colar nas pontas, que são encontrados em lojas de artigos para bebês ou lojas de material de construção.

Outro ponto muito importante de ser verificado é não deixar móveis no meio de alguma circulação ou de alguma forma que prejudique a circulação ou a deixe apertada. Todos os ambientes devem ser amplos e abertos.

E caso queira mudar algum móvel de lugar, avise o idoso para que ele não seja pego de surpresa, pois o risco de ele não ver o móvel, ainda mais se for um móvel baixo, é grande.

Iluminação

Outra dica muito importante é garantir boa iluminação em todos os ambientes de casa e principalmente entre um cômodo e outro.

E é bom deixar na cômoda ao lado da cama um abajur para que o idoso possa se levantar no meio da noite para ir ao banheiro e não precisar andar no escuro até achar o interruptor. Se você estiver fazendo uma reforma geral, aproveite e coloque um interruptor ao lado da cama.

 Agora que você já sabe tudo o que precisa providenciar para garantir a segurança de crianças e idosos, deixe sua casa confortável e receptiva para eles e consequentemente será para você também!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário