Compartilhe essa página

Decore sua casa no estilo industrial

Cada vez mais vemos que o estilo industrial está incorporado na decoração da casa das pessoas. Mas você deve estar se perguntando o que seria esse estilo industrial. De uma maneira bem simples podemos responder que a fábrica entrou na sua casa.

É um estilo bem prático na hora de decoração porque todos os fios, estruturas e alvenarias ficam expostos, sem precisarem ter acabamento algum ou terem fiação embutida. É um estilo mais bruto e bastante funcional.

Sabe o estilo dos apartamentos de Nova Iorque? Pois então, é exatamente assim que é uma decoração no estilo industrial. A inspiração para esse estilo veio dos galpões e foi incorporado nas residências entre os anos de 1950 e 1970 e está presente ainda hoje.

Ambientes amplos

Para conseguir ter a cara dos apartamentos de Nova Iorque, o quesito principal é ter espaços amplos, como um loft.

Quebre paredes que não sejam estruturais e integre quarto com sala de estar, sala de jantar com cozinha e por aí vai. Quanto mais integração, melhor.

Fiação aparente

Nada melhor do que não precisar quebrar paredes para que você consiga colocar uma tomada em um local onde antes não existia.

A fiação aparente é outra característica do estilo industrial e o conduíte fica exposto e é só você puxar um fio dali e criar um novo ponto de energia.

Prático também é na hora de fazer o projeto de iluminação, já que os conduítes estão aparentes, você pode mudar a localização dos pontos de luz facilmente e fazer uso também de luminárias direcionáveis para deixar o espaço encantador.

Estrutura aparente

Se você gosta de algo mais bruto, como o concreto aparente, esse é o estilo feito para você.

Use o material aparente do teto a seu favor e não dê acabamento nele. No máximo passe uma lixa ou tire alguma mancha que possa ter surgido durante a obra.

Paredes e pilares em concreto também dão um charme todo especial para ambientes industriais.

Tijolo e azulejo aparente

Muito comum também em Nova Iorque são os azulejos brancos utilizados nas estações de metrô de lá e que foram levados para os banheiros e cozinhas nova-iorquinos. Hoje está em alta aqui no Brasil e muita pessoas ensinam na internet como fazer esse famoso azulejo branco sem gastar muito, com materiais muito simples e muita criatividade, no estilo Faça Você Mesmo.

Cimento queimado

O piso de uma casa no estilo industrial precisa ter o cimento queimado.

O cimento queimado é formado por uma composição de cimento, areia e água, é preparado na própria obra e tem outra vantagem, a de ter um custo ótimo, além de facilitar na hora da limpeza. E o nome não tem relação alguma com queimar o cimento utilizando o fogo, é só um acabamento parecido com o queimado, quando se joga pó de cimento sobre o piso ainda úmido e mole.

Para quem não gosta dos rejuntes que os pisos de cerâmica ou porcelanato formam, essa é uma ótima ideia, pois não há juntas e o aspecto é de um piso monolítico, como se fosse uma placa só.

Cor cinza

É a cor mais utilizada no estilo industrial, por utilizar bastante o concreto aparente e também o piso de cimento queimado.

E para que sua casa não fique inteira cinza, quebre essa cor com madeira e seus diversos tons, móveis em alumínio ou ferro pintados com uma cor contrastante como o vermelho ou azul, por exemplo.

Utilize também o cobre e o bronze para trazer novas cores e mais metal para seu ambiente.

Viu só como esse estilo é prático e você pode incorporar na sua casa facilmente? Siga nossas dicas e deixe sua casa parecida com um loft de Nova Iorque!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário