Compartilhe essa página

Dicas de arquitetura para consultórios e clínicas

Um consultório ou uma clínica médica, além de atender aos pré-requisitos de segurança e higiene, precisa causar uma ótima impressão. Para isso, nada melhor do que criar um ambiente aconchegante e intimista aos seus pacientes.

A arquitetura para consultórios e clínicas não se limita somente aos objetos de decoração e aos móveis, mas também em sua disposição no ambiente, para trazer mais praticidade e funcionalidade.

Um exemplo prático que muitas vezes presenciamos: não é ruim quando você está em um consultório e vê a jarra de água ou de café em um cantinho próximo a secretária, em que você não consegue se servir porque não está ao seu alcance? E ter que pedir para a secretária não é nada cômodo para ambas as partes. Porque não deixar a jarra próxima aos pacientes, para que eles mesmos se sirvam e não atrapalhem o trabalho da secretária? Esse é só um exemplo banal de que a praticidade é uma ótima aliada no dia-a-dia de consultórios.

Vemos muitos consultórios e clínicas que tem um caráter impessoal, que não deixam as pessoas confortáveis na sala de espera nem na própria sala de atendimento. A maioria das pessoas já chega desconfortável a esses locais, então nada mais justo do que tornar esse momento mais tranquilo e convidativo.

Por isso, daremos várias dicas de arquitetura para consultórios e clínicas, seja para fazer uma reforma ou para começar do zero.

Cores

Com uma infinidade de cores existentes no mercado fica difícil escolher aquela que será perfeita para o seu consultório.

Na decoração de consultórios, o que você precisa saber é que em um ambiente médico, onde passam enfermos a todo o momento, é preciso passar tranquilidade e serenidade aos pacientes e aos seus acompanhantes, mas não se limite em pintar as paredes de branco e cores suaves, que são com certeza cores que transmitem limpeza e paz.

Com a cromoterapia descobrimos que as cores têm um poder muito grande na mente e na saúde das pessoas, então faça uso disso, para já na sala de espera poder trazer algo de bom aos seus pacientes. O azul e o verde são cores ótimas para pintar as paredes, pois combinam muito bem com a madeira e tornam o ambiente mais aconchegante, trazendo a mesma paz se comparadas às cores claras.

Atente-se somente em não pintar todas as paredes com a mesma cor: pinte somente uma parede para não cansar e para gerar equilíbrio visual. Tudo o que é demais também não é bom.

Mas em contraponto, um toque aqui e outro ali de cores mais alegres também faz bem para as pessoas que ali estão, pois um ambiente somente com cores sóbrias pode deixar as pessoas mais deprimidas ou até piorar o quadro do paciente. Então utilize cores fortes como o vermelho e o preto em objetos de decoração e quadros, para quebrar a monotonia e trazer mais alegria.

Utilize também papel de parede para sair da mesmice das tintas e escolha um de fácil limpeza, que se adeque às questões de higiene do local.

Piso

Na arquitetura para consultórios e clínicas, utilize pisos com cores claras e fáceis de limpar. Os melhores pisos são o porcelanato e a cerâmica, que são fáceis de encontrar em dimensões variadas e com ótimo custo-benefício.

Utilize as maiores peças possíveis para haver menos juntas, pois quanto menos junta, menos sujeira e mais fácil na hora da limpeza.

Pisos de madeira, como os laminados, também são uma ótima opção, pois são mais fáceis na hora da instalação e na limpeza, além de a madeira tornar o ambiente mais aconchegante.

Móveis

Os móveis precisam ser funcionais e práticos e não serem maiores do que precisam ser. Normalmente os consultórios e clínicas estão cada vez menores, então compre móveis que tenham proporção com o ambiente, ou seja, para um consultório pequeno utilize móveis pequenos.

Caso seu consultório seja grande, não é por isso você irá amontoar tudo nesse espaço, pois um ambiente organizado é um diferencial entre os concorrentes.

Uma dica de arquitetura para consultórios e clínicas é escolher móveis com revestimento em madeira, para trazer calor ao ambiente. Lembre-se de deixar espaço suficiente para circulação, tanto de pessoas quanto de cadeiras de rodas. Um profissional experiente poderá lhe passar todas as instruções necessárias para não ter erro.

Para a sala de espera, compre cadeiras, poltronas ou sofás que sejam confortáveis, pois esses móveis se tornarão mais atrativos e indispensáveis no momento de espera.

Iluminação e ventilação

O importante é, sempre que possível, utilizar a iluminação natural, pois ela já é um esterilizante natural. Então se você tem janelas com grandes vãos, faça bom uso delas e deixe entrar ventilação natural também.

Mas tenha cortinas para que a luminosidade não atrapalhe os pacientes em determinadas horas do dia. Não se esqueça de sempre ter um ar-condicionado, seja dos portáteis ou não, pois a temperatura ideal também trará sensação de aconchego: 20º a 24ºC, com umidade de 60%.

Na sala de espera, utilize iluminação indireta com luz amarela, para trazer um caráter intimista ao ambiente; já no consultório, a iluminação precisa ser direta e com luzes brancas, para facilitar o trabalho dos médicos.

Passatempo

Como muitas é comum ficar um bom tempo esperando para ser atendido, tenha algo para entreter os pacientes nesse meio tempo, seja uma revista, televisão ou rádio. Além disso, é sempre legal e de bom grado deixar água disponível e também um cafezinho com algumas bolachinhas, para que o próprio paciente possa se servir sem pedir ajuda.

Se o consultório é voltado para crianças, coloque mesinhas para elas com gibis e brinquedos, para que não fiquem ansiosas até o momento de serem atendidas.

Além dessas dicas, o que contará muito na hora de decorar esses ambientes é o carinho que você tem pelos seus pacientes e pelo amor ao seu trabalho, pois tudo feito com amor não tem como dar errado.

Aqui demos só um empurrãozinho para te ajudar na hora de montar ou redecorar seu consultório ou clínica, agora é com você. Se precisar de ajuda, fale com a gente

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário