Compartilhe essa página

Dicas de decoração para quarto de criança

O quarto é o ambiente da casa que precisa nos fazer sentir seguro e confortável, pois é ali que descansaremos a maior parte do tempo. É um momento para relaxar e descansar a mente.

Para um quarto de criança não poderia ser diferente. O ambiente precisa ser tranquilo para a hora de dormir e descansar, mas ali também será o local de estudo e de brincadeiras, então é necessário organização para tudo ficar em seu devido local e o quarto não se tornar uma verdadeira bagunça.
 
 
A decoração para quarto de criança é uma diversão, pois os papais podem brincar com cores, formas e tornar o ambiente lúdico. Não só as crianças vão adorar montar o quarto e escolher os móveis, mas os papais também vão se empolgar.

Pergunte ao seu filho do que ele gosta, como ele gostaria que fosse o seu quarto, o que deveria ter ali. Faça-o ser parte do projeto, mas tenha cautela e não coloque todo e cada item que seu filho escolher, com grandes chances de o cômodo se tornar um ambiente caótico. 

Aqui vale a boa e velha coerência, pois como em qualquer outro ambiente, muitos objetos e cores deixam o ambiente pesado e cheio de informação. 

Vamos mostrar aqui algumas dicas para facilitar a decoração para quarto de criança e você verá que não tem mistério.


Cores e temas

- Quarto de criança é o ambiente da casa em que mais podemos brincar com as cores sem medo de ser feliz. Não fique no "rosa é para menina e azul para menino”, pois isso já não existe mais. Ensine para as crianças desde já que estereótipos não existem. 
 
 
- O importante é o quarto refletir os gostos e as características das crianças. Fique atento a isso.

- Caso queira utilizar temas de desenhos e filmes que as crianças adoram na, utilize cores coringa, ou seja, aquelas que combinam com todas as outras cores. Esses temas normalmente são temporários e a criança se cansará, então utiliza uma cor mais neutra para ser mais fácil mudar o tema depois. Então coloque um item ou outro dos personagens que seu filho tanto gosta e abuse dos adesivos que é mais fácil de trocar e também compre jogos de cama com o tema, que já deixará o quarto com a cara do personagem sem fazer muitas alterações.
 
 
- Tenha em mente colocar uma cor que predominará no ambiente, ou no máximo duas, e coloque uma cor diferente aqui e outra ali, em alguns objetos, lençóis e almofadas, por exemplo, para o quarto não virar um desfile de carnaval.

- Tente não utilizar cores muito fortes como predominantes, pois deixará a criança mais agitada do que normalmente já é.

- Utilize papéis de parede ou adesivos, além da tradicional tinta para parede, para deixar o quarto mais alegre.


Móveis

A decoração para quarto de criança pede praticidade, organização e funcionalidade. 

Praticidade, pois tudo precisa estar à mão das crianças, para que elas não precisem depender de adultos a todo o momento para pegar algum brinquedo ou material escolar. E aqui entra o método montessoriano de decorar quartos, que consiste basicamente em criar móveis e objetos que estejam na altura da criança para que ela possa desenvolver sua autonomia. 

Organização, para que as coisas não fiquem espalhadas pelo chão e funcionalidade, pois para haver praticidade e organização, é necessário que os móveis sejam úteis e não somente enfeitar o quarto.

Veja algumas dicas de como escolher os móveis corretos para a decoração de quarto de criança:

- Opte por móveis planejados, pois é mais fácil de a ideia que estava só no papel ou na cabeça se tornar realidade. Aqui é possível fazer tudo o que se deseja, mesmo que você ache legal um móvel pronto, há grandes riscos de não entrar no quarto ou ficar muito desajeitado e o ambiente apertado. Pense que o móvel planejado é personalizado de acordo com seu gosto, tanto nas dimensões quanto nas cores e texturas.

- Utilize móveis coloridos para tornar o ambiente lúdico.
 
 
- Se possível, coloque uma escrivaninha para a hora dos estudos, de preferência de frente à janela, para utilizar o máximo possível a luz natural. Coloque também uma luminária para os estudos mais para o fim do dia e a noite. 
 

- Faça um armário para guardar todos os brinquedos e material escolar e deixar tudo mais fácil. Crie um armário com nichos, para que cada nicho guarde um tipo de objeto diferente e indique com etiquetas para seu filho saber onde guardar. Você também pode colocar prateleiras com cestas ou caixas organizadoras transparentes (de preferência), e em cada caixa indicar também com uma etiqueta o que há em cada caixa. Isso tornará a hora de guardar mais divertida e prática e tornar seu filho mais organizado desde pequeno.
 
 
- Crie móveis lúdicos para a criança achar o ambiente interessante, e não que serve somente para estudo. Escolha uma cama que tenha um escorregador ou uma cama no formato de carro ou ainda uma cama que seja uma cabana. Seu filho vai adorar! 
 

- Se houver mais de uma criança no quarto e esse quarto for pequeno, faça uso de beliches com escrivaninha, pois aumenta a área do piso para colocar armários, por exemplo. 
 

- Coloque prateleiras para organizar os livros infantis e o que mais desejar.
 
 

Objetos de decoração

Podemos usar uma infinidade de objetos para decoração de quarto de criança. Veja aqui algumas idéias: 

- Parede de quadro negro: hoje no mercado existe uma tinta que você passa na parede e ela se torna um quadro negro. A criança passa horas ali e estimula a criatividade.

- Caso você não queira fazer sujeira no quarto, ao invés de pintar a parede com tinta de quadro negro pode colocar um rolo de papel e pendurar. Assim há menos chances de a criança rabiscar as paredes (!).
 

 
- Bichinhos de pelúcia: quer coisa mais fácil de encontrar e dar um toque especial? É um brinquedo que serve muito bem como objeto de decoração. Coloque-os em nichos, prateleiras ou até mesmo na cama e lembre-se sempre de periodicamente tirar o pó para não juntar ácaros.
 

 
- Não coloque cortinas muito pesadas, para a criança perceber que já amanheceu e levantar mais rapidamente e também para tornar o ambiente mais leve e iluminado.

- Utilize letras decorativas ou com luz e escreva o nome da criança.
 
 

Viu como é fácil criar um ambiente divertido para a garotada? Peça ajuda e opinião delas e mãos-a-obra!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário