Compartilhe essa página

Dicas para montar um quarto montessoriano para seu filho

Quer saber como montar um quarto montessoriano para seu filho? Antes de qualquer coisa, precisamos explicar o conceito de um quarto montessoriano. É um método criado pela médica e educadora italiana Maria Montessori no século XX e que prioriza o auto-aprendizado, ou seja, tudo que está em um ambiente precisa estar ao alcance da criança para que ela se torne mais independente e segura e possa fazer tudo sozinha, sem a ajuda de um adulto.

Além disso tudo, um quarto montessoriano faz com que a criança tenha mais autonomia, liberdade, organização e desenvolva mais sua criatividade. Viu como esse método só trará benefícios ao seu filho?

Então vamos dar algumas dicas de como montar um quarto montessoriano para seu filho.

· Não coloque uma cama alta. Coloque um colchão no chão ou ainda uma cama baixinha, para que seu filho possa se levantar e sair da cama sozinho, a hora que bem entender. Se optar por colocar um colchão no chão, lembre-se de colocar algo antiderrapante por baixo, para a criança não escorregar ao levantar-se ou deitar-se. Um tapete de EVA já é de bastante ajuda neste caso.

· De início, os pais podem querer colocar almofadas par que o filho não role pelo chão, mas conforme ele for crescendo, é interessante que retire essas almofadas e deixe seu filho aprender a controlar o corpo durante o sono.

· Você pode montar um quarto montessoriano para qualquer idade, mas o ideal é retirar o berço da criança e deixar somente um colchão no chão só depois dos seis meses de idade.

· Deixe os brinquedos ao alcance da criança, para que ela mesma possa pegar os brinquedos que quiser e, na hora de guardar, ela mesma o fará, o que ajudará na organização e disciplina. Coloque então prateleiras e armários baixos para a criança se virar. Cuidado somente com a altura e o local de instalação dessas prateleiras, para que a criança não bata a cabeça.

· Coloque espelhos, de preferência de acrílico (para a segurança da criança). Com esses espelhos, ela passa a se conhecer melhor. Deixe os espelhos na altura do seu filho e fixe bem na parede. Não deixe nenhuma parte solta, pois a criança poderá mexer e não será seguro. O espelho vai ajudar na formação da consciência do seu próprio corpo.

· Crie um espaço de leitura para seu filho, de modo a incentivar o interesse pelos livros, tão importante nessa fase. Você pode montar uma casinha ou cabaninha com algumas almofadas e prateleiras para livros. Para acostumá-lo com o hábito, pegue um livro e fique nessa casinha. Não se esqueça de colocar luz apropriada para que não prejudique a visão dele.

· Coloque uma mesa e uma cadeira baixas para que seu filho possa desenhar, ler ou fazer o que bem entender ali.

· Para o armário de roupas, crie um espaço especial com os cabides mais baixos para que a própria criança possa escolher sua roupa. Mas deixe somente até seis peças de roupa para que ela escolha, pois mais que isso a deixará confusa.

· Coloque barras horizontais por todo o perímetro do quarto para que a criança, quando estiver aprendendo a andar, possa ir até essas barras e poder andar sem a ajuda dos pais. Pendure brinquedos nessas barras para que sejam mais atrativas para as crianças. Dica: a altura para instalação dependerá muito do tamanho do seu filho.

Coloque quadros ou gravuras também na altura dos olhos de uma criança, para estimular a criatividade. Conforme ela for crescendo, vá subindo esses quadros.

Lembre-se: o quarto montessoriano deve ser clean, então não se preocupe em colocar muitos objetos de decoração, coloque somente o que for útil para o desenvolvimento do seu filho.

Lógico que todas essas dicas que demos precisam de uma orientação de um adulto, para que ensine ao filho o que é certo e errado e o que deverá fazer em cada situação. Não pense que esse método ajudará seu filho sem que você tenha que norteá-lo.

Ainda assim, nesse método, o papel dos pais é fundamental para tornar a criança mais organizada e independente. Ajude-o e incentivo-o!Faça um orçamento e planeje seu quarto montessoriano com a Premium Planejados!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário