Compartilhe essa página

Inspirações para montar um home office!

Para você que gosta ou precisa trabalhar em casa, o melhor espaço da casa com certeza é o home Office. Melhor ainda se você dispõe de um ambiente só para ele, mas se você não tem um cômodo sobrando, pode juntar com a sala de estar ou quarto e ainda assim ser produtivo.

 

O que é importante em um home Office é você ter um espaço tranqüilo para focar e produzir e como trabalhar em casa requer certa disciplina, o ambiente precisa favorecer o andamento do trabalho, por isso decorar o home Office de forma prática e útil é o modo correto para começar a trabalhar no conforto da sua casa. 

COMO DECORAR O HOME OFFICE – LOCAL E ESPAÇO MULTIUSO

Claro que o melhor dos mundos é poder ter um ambiente específico para ele, pois caso alguma outra pessoa fique na casa o tempo inteiro, não te interromperá tanto quanto se estivesse trabalhando na sala de estar, por exemplo, mas sabemos que isso nem sempre é possível. Confira aqui como escolher o melhor local para trabalhar:

- se você não dispõe de espaço algum para montar seu home Office, que tal trabalhar na mesa que poderá servir depois de mesa de jantar para receber a família e os amigos? Ou ainda pode criar um móvel personalizado, com um tampo que possa ser sobrado e guardado quando não estiver trabalhando.
 

- se a ideia é ter um home Office dentro do seu quarto, cuidado para não cair na tentação de ficar deitado na cama. Então a melhor maneira para que isso não aconteça é deixar a mesa de trabalho de modo que você se sente de costas para a cama e dê preferência para colocar a mesa perto da janela, para receber a luminosidade do dia e te deixar mais desperto.

- se você possui um quarto de hóspedes, ali pode ser o melhor local para ter um escritório, pois receber visitas não será tão freqüente e pode ter um espaço só seu.

- pense fora da caixa e veja que alguns ambientes podem se tornar um home Office em potencial. Já imaginou poder trabalhar em um cantinho sobrando da sua cozinha? Ou já imaginou poder trabalhar com uma vista linda à sua frente? É só montar seu home Office no terraço do seu apartamento e desfrutar da vista, para poder trabalhar mais calmamente e com mais empolgação.

 
 

COMO DECORAR O HOME OFFICE – MÓVEIS

Todo local de trabalho, independente de ser em casa ou no escritório, precisa ter móveis ergonômicos, para não causar nenhuma tendinite ou problema de coluna mais para frente. Veja aqui como escolher os seus móveis:

- procure por empresas de móveis de confiança, que possam te auxiliar nesse quesito, pois eles têm "expertise” no tema para poderem ajudar.

- para não ir a caça aos móveis sem ter noção nenhuma, saiba que a melhor altura para mesa de trabalho de acordo com as normas técnicas é de 72 a 75cm, isso levando em consideração uma pessoa de estatura mediana – 1,70m. Se você é mais baixa ou mais alta que o padrão, opte por escolher cadeiras que sejam reguláveis na altura, mas que também regulem a inclinação do encosto e a altura dos braços, para que você possa se adaptar a qualquer tipo de estação de trabalho.

- saiba que você precisa sentar e sua linha de visão precisa estar no centro da tela do computador, para que seja uma posição confortável e não tenha dores no pescoço e coluna.

- se você já possui uma mesa e quer utilizá-la para trabalhar e acha que ela é baixa ou alta demais para você, opte por uma cadeira regulável, mas se a mesa for muito alta e mesmo com a cadeira regulável seus pés não encostarem-se ao chão, compre um apoio para os pés, de modo que suas pernas não fiquem balançando no ar.
 


COMO DECORAR O HOME OFFICE – OBJETOS DE DECORAÇÃO

Para ter um home Office prático, não adianta ter objetos de decoração que sirvam somente para decorar, ou seja, que sejam bonitos somente aos olhos. É preferível que você escolha objetos que tenham alguma utilidade, além de deixar o ambiente organizado.

- nichos e prateleiras: sempre comentamos sobre eles em outros posts, mas vale ressaltar que eles são imprescindíveis na hora de decorar qualquer cômodo, pois deixa tudo em seu devido lugar, além de serem econômicos e fáceis de instalar.

- a escolha dos objetos de decoração vai depender do tipo de trabalho. Se você trabalha com artesanato, uma ideia legal é utilizar painéis de Eucatex, o famoso pegboard do mundo do diy, para pendurar todos os seus apetrechos e ficar tudo visível e a mão, pois assim você sabe tudo o que tem e se falta algo que precisa repor.  Se você trabalha só com papéis é interessante ter um gaveteiro com rodas para guardar seus documentos e que seja de fácil acesso quando estiver sentada.
 

- não coloque objetos demais no seu home Office para não causar um desconforto visual, o que pode atrapalhar seu rendimento. Quanto menos distrações, melhor. Tenha o essencial para que possa trabalhar.
- coloque plantas para trazer alegria ao ambiente. Sejam flores ou somente folhas, elas podem te dar mais energia nos afazeres do dia-a-dia.

 

- deixe o seu home Office mais moderno com o uso de painéis decorativos com desenhos geométricos e deixe o ambiente diferente do usual.
 

- use os objetos a seu favor, até para ajudar a regular a temperatura e ajudar na acústica. Tapetes e cortinas são ótimos isolantes térmicos e acústicos, além de dar um up na decoração.

 


COMO DECORAR O HOME OFFICE – CORES

As cores fazem toda a diferença na atmosfera de um ambiente, principalmente em um ambiente de trabalho. A cromoterapia diz muito sobre o que cada cor transmite às pessoas e pode ser uma ferramenta muito útil na escolha das cores para seu home Office. Vamos explicar de maneira bem simplificada o significado de algumas cores para você testar na sua casa:

- vermelho e laranja: traz excitação e nervosismo, se utilizado em excesso. Com parcimônia, pode trazer mais energia. Pense então em utilizar em alguns pontos e não em uma parede inteira, por exemplo, ainda mais se ela for grande.
- amarelo: como é uma cor que traz luminosidade, se você tem um ambiente escuro, pode ser uma ótima opção, além de estimular o raciocínio, que é melhor ainda para um home Office.
- verde: traz calma e tranqüilidade. Por isso, ter plantas na mesa de trabalho fará toda a diferença na sua produtividade.
- azul: é a cor que mais combina com escritórios e ambientes de trabalho, pois estimula a criatividade, além de transmitir serenidade. Opte por tons mais escuros, pois o azul claro pode causar sono se você não for uma pessoa mais agitada.
- branco: traz paz, mas se utilizada em excesso pode trazer monotonia e frieza ao ambiente e o que queremos é um ambiente acolhedor e empolgante. Dê alguns toques de cores mais vivas se sua parede e móveis forem brancos.
- preto: use essa cor em detalhes, pois pode deixar o ambiente depressivo em excesso.
 

COMO DECORAR O HOME OFFICE – ILUMINAÇÃO

A iluminação correta fará toda a diferença na hora de trabalhar. Você se cansará menor com o passar do tempo e trabalhará melhor.

- coloque luminárias, abajures ou pontos de luz, que fiquem fora da tela do computador, para não ofuscar a vista. 

 

- dê preferência para a luz natural, pois além de trazer mais energia, como já dissemos, é mais econômico.

Pronto para trabalhar em casa com as dicas que demos? Seu trabalho será muito mais prazeroso e empolgante, pode apostar!


Compartilhe essa página

Deixe seu comentário