Compartilhe essa página

Os melhores tecidos para decoração e como cuidar de cada um deles

Para que sua casa se torne aconchegante e acolhedora não basta só pintar o ambiente com cores suaves e escolher móveis que abraçam e são confortáveis.

Os tecidos que compõem tanto os móveis como cortinas, tapetes, almofadas, por exemplo, são o diferencial na hora de decorar sua casa.

tecidos para decoracao

Quando você vai a uma loja escolher o tecido que quer para fazer sua cortina ou almofada, verá uma infinidade de estampas, acabamentos e texturas. E se você vai a alguma loja de decoração escolher algo pronto para sua casa, pode existir uma infinidade de objetos com tecidos e texturas diferentes.

Para que você não fique maluca para escolher o ideal, falaremos sobre os melhores tecidos para decoração e ainda como fazer com que tenham grande vida útil.

A primeira grande dica é não escolher somente os tecidos pelo seu valor, pois é preciso saber onde aplicar cada um deles. Se você for escolher uma seda pura porque é luxuoso, mas não souber como aplicar na decoração, o resultado poderá ser desastroso. Muitas vezes é melhor escolher o tecido pela sua utilidade e não por ser mais caro.

Se a ideia for escolher um tecido em uma loja para forrar algo, ao comprar, já tenha em mente o que irá forrar. Se for uma almofada, um tecido mais fino poderá servir, mas para forrar uma poltrona, precisará escolher um tecido mais reforçado.

Para você não se perder na hora de escolher os melhores tecidos para decoração, tire uma foto do ambiente que deseja alterar para que consiga harmonizar o tecido a ser escolhido com o estilo do espaço.

Para saber o tamanho de tecido que precisa comprar, veja com o costureiro ou estofador a medida necessária.

Caso opte por um tecido estampado, compre a mais do que o necessário para que a padronagem fique completa onde deseja utilizar.

Os melhores tecidos para decoração são:

Ratiers: fazem parte desse grupo o algodão, o xadrez, o panamá e a lonita. Possuem um tramado simples e plano e sua composição pode misturar diferentes materiais ou ser 100% de um material somente. Servem perfeitamente para forrar estofados e sua manutenção deve ser semanal. Passe aspirador de pó e escova e de vez em quando uma lavagem a seco é necessária.

decoracao com tecidos especiais

Ratiers estruturados: usam o mesmo tear dos ratiers, mas a diferença é que os fios são mais compactos e elaborados, o que os tornam mais resistentes. Fazem parte desse grupo o gorgurão, a sarja e o linho. São mais comumente utilizados em sofás e poltronas. Para a limpeza, aspire o pó e escove semanalmente e caso a sujeira seja persistente, chame uma empresa de limpeza especializada.

com qual tecido decorar

Jaquards: fazem parte desse grupo o jacquard tradicional, o gobelim e os tecidos adamascados. A trama desse tipo de tecido é um entrelaçado complexo e que forma desenhos em alto e baixo-relevo. Para que os tecidos em jacquard durem mais, veja se em sua composição existem fibras sintéticas também. Servem para forrar cabeceiras, usar como papel de parede e ainda como colchas de cama. Faça uma manutenção semanal e passe aspirador de pó e escova de cerdas macias, e de tempos em tempos faça uma lavagem a seco.

qual melhor tecido para almofadas

Brilhantes: os fios vêm com um brilho natural e são mais delicados e elegantes, por isso muito valorizados, como é o caso da seda, do cetim, do xantung e do voile. São ideias para colchas, poltronas pequenas e almofadas. Não os use para revestir um sofá, por exemplo, pois não são resistentes a usos de tráfego pesado. Faça uma limpeza semanal, aspirando o pó e escovando.Dica importante: nunca lave a seda em casa.

os melhores tecidos para decoracao

Supermacios: os fios de sua composição têm toque aveludado, por isso o nome de supermacios. São resistentes e perfeitos para quem tem animal de estimação. Fazem parte desse grupo a camurça sintética, ideal para gatos, o chenile e o buclê. Utilize esses tecidos em estofados, cabeceiras e também para revestir paredes. Faça uma limpeza semanal e aspire o pó e passe uma escova macia, assim como com a maioria dos tecidos existentes

tecidos macios para decorar

Veludos: são feitos em tear próprios com fios que possam ser naturais ou sintéticos, altos ou curtos. Faz parte desse grupo o veludo tradicional, o cotelê e o flame. São tecidos considerados resistentes e podem ser utilizados em estofados, cortinas e almofadas. Sua manutenção é semanal e precisa ser limpo com aspirador de pó e depois passar pano de limpeza a seco.

como decorar com veludo

Especiais: são chamados assim porque são produzidas com tecnologia para resistir ao sol e chuva, não causando assim o desbotamento. São os chamados tecidos impermeáveis. Mesmo que sejam bem resistentes, pedem alguns cuidados para manter sua durabilidade, como retirar o excesso de poeira periodicamente, sempre limpar o excesso de água que cair e se molhar muito, secar ao sol. São perfeitas para casas com piscina ou na praia, pois ao usá-los como capas de assentos, não molhará a espuma interna.

tecidos especiais para decoracao externa

Reciclados: seus fios são uma mistura de sobras ou ainda feitos com a reciclagem de garrafas PET, que por incrível que pareça tem o toque macio.

Agora que você já saber quais os melhores tecidos para decoração, vá correndo atrás de uma loja de tecidos, deixe a imaginação fluir e torne sua casa muito mais aconchegante!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário