Compartilhe essa página

Erros na decoração que fazem os cômodos parecerem menores

Começar a pensar na decoração da sua casa é bem divertido, mas exige planejamento e organização para não gastar mais do que deve e algumas dicas facilitam na hora de decorar e a prevenir erros na decoração.

Se você não pode contratar um arquiteto, para conseguir inspirações para sua decoração é legal recorrer às revistas de decoração, ao Pinterest e também ao Google. Mas tenha em mente que o que você vê nesses lugares, pode ser que não fique legal na sua casa.

Como os apartamentos estão cada vez menores, os cômodos também ficaram menores e para que pareçam um pouco maiores do que são, venha conferir aqui os erros na decoração que você não deve cometer e faça com que os ambientes pareçam maiores:

Espaço cheio de informação

erros na decoracao

Um dos erros na decoração é colocar muitos móveis ou objetos de decoração, pois pode deixar o ambiente com muita informação, deixar o espaço poluído e consequentemente menor.

Disponha os móveis por todo o ambiente de modo a escolher os móveis que são essenciais, pois já que o ambiente é pequeno, ficará meio difícil colocar móveis demais e ainda deixar o espaço harmônico.

Os objetos decorativos também devem ser usados com parcimônia, pois cacarecos demais também deixarão o espaço poluído e parecerá menor do que já é. Se você gosta de muitos objetos decorativos, coloque somente alguns e alterne regularmente.

Tamanho errado das cortinas

erros na decoracao

Para fazer com que o ambiente pareça que tenha pé-direito maior, o ideal é que as cortinas vão até o chão, pois um dos erros da decoração é deixá-las curtas, mesmo que as janelas sejam pequenas.

Para a largura, não limite o tamanho da cortina exatamente do tamanho da janela. Deixe as cortinas maiores que as janelas e se possível, de ponta a ponta da parede, para trazer mais amplitude.

Iluminação errada

erros na decoracao

Uma boa iluminação fará diferença com relação ao tamanho do ambiente. Ambientes claros parecerão maiores visualmente se você fizer bom uso da iluminação natural e também de iluminação artificial, com o uso de lâmpadas.

Para aproveitar o máximo possível a iluminação natural, deixe todas as janelas e cortinas abertas e não coloque móveis em frente ou próximas a essas janelas para não barrar a entrada de luz natural.

Móveis encostados na parede

erros na decoracao

Para trazer mais profundidade no ambiente e não fazer com que o espaço pareça limitado, desencoste os móveis das paredes, crie vários planos e torne o espaço mais dinâmico.

Além de soltar os móveis das paredes, não deixe os móveis todos desalinhados. O alinhamento deixa o espaço mais organizado e parecerá maior.

Cores escuras

erros na decoracao

Tanto papel de parede quanto tinta escura deixam o ambiente menor visualmente. Por isso dissemos acima que uma boa iluminação deixará o ambiente mais claro e, portanto, maior.

Aposte em cores claras e neutras em ambientes pequenos e não caia nesse erro na decoração.

Para os móveis, opte também por cores claras para trazer sensação de amplitude.

Combinar tudo

erros na decoracao

Saiba que combinar tudo pode não ser tão bom. O ambiente fica muito homogêneo e parecerá que o ambiente é menor. Então não use uma mesma textura ou estilo para as almofadas, por exemplo. Faça uma mistura de estilos, cores, estampas e texturas e veja como o ambiente, além de parecer maior, ficará mais rico.

Para fazer um ambiente pequeno parecer maior do que é, conte com ajuda de profissionais pra projetar seus móveis planejados e otimizar ao máximo o ambiente! Fale com a Premium Planejados e faça um orçamento!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário