Compartilhe essa página

Como conservar móveis expostos à umidade

Quando escolhemos um móvel, seja planejado ou não, a ideia é que ele dure por muito tempo, pois pesam no orçamento e são imprescindíveis dentro de casa.

Mas o que fazer com os armários e gabinetes que ficam em ambientes chamados de áreas molhadas, locais em que os móveis ficam mais expostos à umidade? Os gabinetes dos banheiros e armários das cozinhas podem sofrer bastante com a umidade do vapor do chuveiro, assim como com as lavagens mais freqüentes desses ambientes, em conjunto com o uso de produtos químicos, o que acaba por gerar mofo.

O mofo, para quem não sabe, são fungos microscópicos e são encontrados em ambientes úmidos e quentes e em locais em que haja presença de matéria orgânica, como madeira e alimentos, por isso cuidado com qualquer vazamento ou local que tenha umidade constantemente.

Para evitar que isso aconteça ou que aconteça o menos possível, existem algumas dicas que te ajudarão a deixar os armários sempre conservados.

- a dica mais simples de todas de como conservar móveis expostos à umidade, mas que muitas pessoas não sabem é deixar os gabinete e armários elevados em relação ao piso, ou seja, não encostá-los no chão, pois na hora de lavar o piso, a madeira em contato com a água pode estufar e mofar. Ao escolher um móvel, dê preferência para os que tenham pés altos ou que sejam embutidos na parede.

 

- nunca lave os móveis jogando água diretamente neles. Utilize somente um pano úmido para tirar o pó ou qualquer outra sujidade.

- caso o pano úmido com água não seja suficiente para limpar seu móvel, utilize um detergente de louças neutro e uma esponja macia.

- para conservar móveis expostos à umidade na cozinha, que acabam por impregnar gordura, limpe com pano ou esponja com água morna e sabão de coco.

- móveis com acabamento em melanina devem ter um cuidado extra na hora da limpeza, pois como esse revestimento é colado na madeira, ele pode se soltar em contato com muita água.

- o ideal é que armários que irão ficar de frente para alguma alvenaria, que fiquem desencostados de 2 a 3 cm dessa alvenaria, de modo a alvenaria não passar a umidade dela para o fundo do móvel e o ar circular, ou se achar meio estranho esse espaço livre entre o armário e a parede, deixe o armário sem fundo, o que já garantirá que a umidade não fique presa.

 

- se o armário for ficar encostado em azulejo, a chance de esse móvel pegar umidade é praticamente nula, então não precisa ficar desencostada da alvenaria e pode ter fundo o que garantirá melhor estruturação do armário.

- verifique se a parede que divide a área interna da externa não possui nenhum mofo ou umidade, pois não é um bom local para instalar seu armário. O ideal é escolher paredes que não façam divisa com a área externa e nem com banheiros.

- o lustra-móveis ou óleo de peroba podem sem utilizados para a limpeza dos móveis, já que não estragará a camada protetora da madeira que vem de fábrica, pois não penetra no material. O que esses produtos fazem é garantir que o pó não fique grudado nos móveis e não acumule sujeira neles.

 

- limpe periodicamente os armários com uma mistura de água e vinagre de álcool, para conservar os móveis expostos à umidade.

- deixe os armários ventilarem, seja deixando as portas abertas por algum tempo, seja o ambiente em si ou ainda criando venezianas. Se o banheiro não possui janelas, garanta que o exaustor do ambiente esteja funcionando.

 

- na cozinha, como há muito vapor saindo das panelas, deixe as janelas do ambiente abertas, para circular o ar e fazer com que o vapor não cause umidade nos móveis.

- além de deixar o ar entrar, o sol também é benéfico para conservar móveis expostos à umidade, para secar qualquer umidade e também para esterilizar o ambiente.

- tenha um desumidificador para os dias ou ambientes mais úmidos, em que só deixar o ar circular não fará muita diferença.

- para conservar móveis expostos à umidade, coloque saquinhos de cravo dento dos armários e gavetas ou ainda pedaços de giz de lousa para sugar a umidade e evitar que suas roupas fiquem mofadas.

 Cuide bem dos seus móveis com essas dicas e deixe-os livres de umidade e mofo, mantendo-os novos como nunca!

 

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário