Compartilhe essa página

Como preparar o ambiente ideal para estudos

Seja para entrar em um colégio federal, uma universidade, algum concurso público ou até mesmo estudar para provas e avaliações escolares, você precisa ter um ambiente ideal para estudos. Isso fará toda a diferença na hora da prova e até no resultado final.

De nada adianta você estudar em um local bagunçado, que lhe tire a atenção com tantas opções para lhe entreter no momento em que você mais precisa estar focado.
 
 

Ambiente ideal para estudos

- Aqui, o ambiente ideal para estudos não será o mesmo para todos. Tem quem prefira ir para alguma biblioteca ou algum café, pois não haverá ninguém para importuná-lo, mas o ideal para a maioria das pessoas é no conforto de suas casas.
 
     
- Escolha um ambiente da casa que seja tranquilo, mas caso não isso não seja possível estude no seu quarto, de preferência de costas para a cama, para não cair na tentação de deitar ali.

- Estudar na cama não é produtivo, pois é um local para relaxar e esquecer-se dos problemas, e para estudar você precisará estar bem atento para absorver tudo o que aprendeu.

- Caso consiga não estudar no quarto, verifique os horários que há menos pessoas no ambiente que você irá estudar, para que elas não atrapalhem sua produtividade. Imagina você ter que estudar na sala, mas sempre ter alguém com a TV ligada? Meio difícil assim, né?

- Cuidado então com os sons que podem lhe tirar o foco, como as TVs e rádios. Tem quem consiga estudar com uma música leve, pois assim rendem mais. Isso dependerá muito de cada um, mas para a maioria das pessoas estudar no silêncio é muito mais produtivo.


Mobiliário

- Tenha uma bancada ou escrivaninha para servir de apoio para os estudos, seja para colocar um livro ou para colocar o computador ou notebook. Lembre-se de que existe uma altura ideal para a altura da bancada em relação à altura da cadeira. Siga essa dica para que não tenha problemas na coluna mais para frente, conforme imagem abaixo. Na Premium, todos os móveis são ergonômicos, para melhorar seu conforto.
 
 
- Caso você coloque um computador na bancada, a Premium tem opções com furos na própria bancada para passagem dos fios, para que não fiquem à vista e atrapalhem os estudos. Porque fios emaranhados por todos os cantos é um caos.

- Dê preferência para bancadas ou escrivaninhas com gavetas para que tudo fique organizado durante e depois dos estudos.
 
 
- Escolha uma cadeira confortável, de preferência com apoio na lombar, ajustes de altura do assento e braço, assim como encosto reclinável. Cada pessoa tem uma altura, e com uma cadeira ajustável as chances de você ficar confortável nela é maior.

- Faça uso de prateleiras caso não tenha um armário para colocar seus livros e cadernos de estudo. O bom da prateleira é que todo o seu material fica à mostra e ficará mais prático de encontrar o que procura, além de ser fácil de instalar. Você pode comprar em qualquer loja de material de construção e instalar você mesmo.
 
     
- Utilize móveis com dupla função, caso o ambiente de estudos seja pequeno. Procure por uma escrivaninha que também servirá de penteadeira, por exemplo. 
 
     
- Invista em móveis com cores claras e materiais de fácil limpeza, como madeira, vidro, laminado melamínico, por ser prático e não ser cansativo.

- Coloque um painel ou quadro próximo a sua bancada, para planejar seus estudos. Você pode criar também uma parede com tinta de lousa, para escrever com giz, pois ficará muito criativo.
 
     

Iluminação

- O ambiente ideal para estudos precisa ser bem iluminado, de preferência com iluminação natural, pois é a que menos cansa os olhos. Então tenha em mente deixar a escrivaninha de frente para uma janela ou pelo menos na lateral, nunca de costas.

- Caso sua preferência seja para estudar no período da noite, utilize luminárias de mesa e a própria iluminação do ambiente em que estudará, para garantir que sua vista não ficará cansada e possa render mais.

- Invista em luminárias de mesa que tenha braço articulado e altura regulável e procure por luminárias de LED ou fluorescentes, que não emitem calor.
 
 

Cores

- Em um ambiente ideal para estudos, as cores também importam na sua produtividade e rendimento. É a chamada cromoterapia, que nada mais é do que um tratamento alternativo que utiliza as cores para passar um determinado tipo de emoção, dependendo do estado em que estamos.
 
             
As cores quentes – vermelho, laranja e amarelo – nos dão mais energia e excitação, o que será muito bom para pessoas mais lentas e menos produtivas.

As cores frias – azul, verde e roxo – trazem relaxamento e tranqüilidade, o que é bom para pessoas mais agitadas e que precisam estar mais focadas.


Aqui mostramos algumas dicas de como render mais em um ambiente ideal para estudos. Coloque algumas frases de incentivo perto de onde estuda, para que sempre possa ler e ter um empurrãozinho a mais na hora dos estudos!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário