Compartilhe essa página

Cuidado! Dicas para evitar mofo no armário embutido

Você realizou seu sonho e conseguiu comprar os móveis planejados para a sua casa, mas percebe que depois de pouco tempo, suas roupas e o próprio móvel embutido está cheio de mofo.

Saiba que o mofo é prejudicial para seu sistema respiratório e especialmente para quem tem alergia, asma, bronquite, rinite e por aí vai. Mas você sabe por que o mofo aparece?

O mofo é um tipo de fungo que aparece em ambientes úmidos, quentes, sem ventilação e deixa um cheiro e aspecto desagradáveis. Os esporos do mofo se propagam pelo ar, chegam até a sua casa e procuram por material orgânico – madeira e alimentos – para se alimentar. E para combatê-lo, daremos algumas dicas eficazes para evitar mofo no armário embutido.

- Antes de mais nada, verifique se há algum problema de umidade na sua casa, por conta de algum vazamento de água do vizinho de cima ou de parede, por exemplo. Veja também o sistema de água do ar-condicionado e o de ventilação, se for o caso.

- Deixe o ar circular na sua casa. Abra todas as janelas e cortinas e deixe o ar de fora entrar, além de o sol ser um ótimo antibactericida natural, então deixe os raios de sol entrarem também. Caso não haja muita ventilação nos ambientes de sua casa, ligue os ventiladores, pois assim também será útil.

- Não deixe nada molhado na sua casa, como carpetes e roupas, por mais do que 48 horas, pois a umidade desses objetos facilitará a propagação do mofo.

- Antes de guardar as roupas ou o que for dentro dos armários, tenha certeza de que estão completamente secas.

- Não deixe sua casa empoeirada. Passe aspirador e tire todo o pó regularmente para eliminar os esporos do mofo.

- Ambientes que não possuem janelas devem ter sistema de exaustão para fazer a circulação do ar. Caso você tenha um ambiente na casa sem ventilação alguma, providencie um o quanto antes.

- Ambientes mais fechados como depósito, porão e sótão, como não há circulação de ar, são locais perfeitos para propagação do mofo. Para minimizar o surgimento dele, impermeabilize as paredes, coloque exaustores ou ainda ligue ventiladores nesses cômodos.

- Para evitar mofo no armário, peça para que o marceneiro faça furos na porta para permitir a ventilação dentro dele. Ou ainda, deixe, durante o dia, as portas abertas para arejar e pegar um sol.

- Não guarde roupas dentro de sacos plásticos, pois desse jeito não haverá circulação de ar. Se quiser muito guardar a roupa para proteger, opte por embalar em tecido de TNT, que possui furinhos para arejar ou ainda guarde roupas de outras estações embaladas a vácuo.

- O couro é um tecido que é propenso ao mofo e por isso, tire regularmente as peças em couro do armário e deixe arejar.

- Faça limpezas regulares na sua casa, Se for precise, contrate um profissional da limpeza para retirar toda e qualquer sujeira.

- Compre um anti-mofo, daqueles que vem no pote e deixe dentro do seu armário. Ou ainda, coloque um pote com giz de lousa nos cantos dos armários ou pendure.

 - Use um desumidificador nos ambientes mais úmidos.

- Se você já sabe que sua casa é um ambiente propenso para o mofo, para evitá-lo no armário embutido, antes de instalar o armário coloque chapas de isopor coladas com fita dupla face nas paredes que ficarão encostadas ao armário, para diminuir o contato da madeira com a parede que pode estar úmida.

- Se o mofo já se instalou no seu armário, peça ajuda de empresas especializadas para fazer sua remoção. Receitas caseiras podem até ajudar em um primeiro momento, mas os esporos poderão se espalhar pela casa inteira e assim o mofo voltará em pouco tempo. Essas empresas especializadas utilizam aspiradores e produtos que sugam os esporos sem deixar resquícios.

Agora que você já sabe como prevenir o aparecimento e retirar o mofo, deixe suas roupas e armários embutidos limpos e cheirosos!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário