Compartilhe essa página

Mandamentos da casa organizada

A coisa mais fácil de fazermos sem perceber é bagunça. Tiramos uma coisa daqui e outra dali e quando vamos ver, não colocamos no lugar certo ou colocamos em qualquer lugar e tudo fica desorganizado e não encontramos mais nada.

Mas para que isso não aconteça, você precisa ser disciplinada e colocar cada item em seu devido local e não deixar espalhado por aí. Essa é a dica principal, mas te daremos outras para que você tenha uma casa organizada.

 Mandamento #1 – Não procrastine 

Nunca deixe para depois o que se pode fazer hoje.

Para manter a casa organizada, não deixe a bagunça acumular. Tenha o hábito de fazer uma organização "express” diariamente.

Quando se tem menos bagunça, mais fácil fica par arrumar, por isso, não acumule para ficar com mais preguiça depois.

 Mandamento #2 – Seja menos consumista

Nesse mundo capitalista em que vivemos, cada dia há uma novidade e queremos sempre mais e mais.

Pense antes de comprar ou adquirir qualquer peça, acessório ou item. Faça algumas perguntas para si mesma: preciso ou quero isso? Tenho espaço para guardar? Tenho algo parecido? Tenho com o que combinar? Se a maiorias das respostas for não, você com certeza não precisa dele.

Quanto menos você acumular, mais fácil será para ter uma casa organizada e livre de bagunça.

Mandamento #3 – Pratique o desapego

Pelo menos duas vezes por ano, quando muda a estação do ano – primavera-verão e outono-inverno - , faça uma limpeza em todos os ambientes da sua casa.

Veja o que é preciso jogar fora, o que dá para doar e o que será mantido.

Se você percebeu que em um ano não utilizou determinada roupa, doe para alguém que precise, se estiver em bom estado de conservação.

Mandamento #4 – Tire e coloque de volta

Tirou algo de um lugar? Terminou de usar, guarde de volta no mesmo local.

Cada item precisa ter o seu local para ser guardado, para ter uma casa organizada.

Se a sua bolsa fica guardada no quarto, por que deixá-la em cima da mesa? Chegou em casa, tirou os sapatos e deixou no meio da sala? Coloque-o no lugar correto. Coisas que parecem pequenas no dia-a-dia e que parecem que não farão diferença, se ficarem ali jogados em algum canto, com o passar dos dias tudo se tornará um caos.

Mandamento #5 – Faça listas

Com a correria do dia-a-dia nem sempre conseguimos dar conta de tudo o que precisamos fazer e pode ficar uma bagunça aqui e outra ali, mas para facilitar e organizar o seu dia, faça uma lista de tudo o que precisa ser feito diariamente, para que você não se perca nos seus afazeres e no fim não faça nada do que precisava.

Escrever é um bom jeito de memorizar o que precisa ser feito e manter a casa organizada.

Pode parecer difícil no início seguir esses mandamentos, mas verá que com disciplina e determinação, você conseguirá seguir todos e deixar sua casa organizada sempre!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário