Compartilhe essa página

Sem alergia! Aproveite o verão e saiba como limpar tapetes, carpetes e cortinas

Ter tapetes, carpetes e cortinas em casa deixa qualquer ambiente mais aconchegante e convidativo, mas esses objetos de decoração podem trazer problemas respiratórios para quem tem alergia, pois juntam pó facilmente.

Por isso fazer a correta limpeza desses itens é importante para que você possa ter em sua casa, sem ter problema algum de alergia. Saiba aqui como limpar tapetes, carpetes e cortinas e aproveite o verão para secá-los rapidamente.

Como limpar tapetes

como limpar tapetes

Para retirar o pó, utilize sempre o aspirador de pó e não a vassoura. Ela faz com que o pó se espalhe pelo ambiente e não vá embora de vez.

Passe o aspirador de pó em todas as direções e não se esqueça de nenhuma parte.

E se você entra em casa com o sapato, o tapete acumula sujeira e poeira vindas da rua e por isso é necessário fazer uma lavagem periódica em uma empresa especializada.

O tapete de fibra natural deve ser lavado a seco.

Existe alguns casos em que você mesmo poderá limpar a sujeira sem precisa mandar seu tapete para uma lavanderia. Se cair algum líquido ou seu cachorro errou e fez suas necessidades ali, seja urina ou fezes, faça a limpeza na hora e tente absorver o que conseguir com um pano úmido só pressionando na região, sem esfregar. Pingue uma gotinha de detergente neutro na água e termine a limpeza.

Se um cigarro caiu no tapete e queimou as pontas dos fios dos tapetes, corte essas pontas.

Se cair um chiclete, passe gelo nele para endurecê-lo e depois retire mais facilmente.

Como limpar carpetes

como limpar carpetes

Use o aspirador de pó diariamente, já que o carpete é um "tapete” que fica no ambiente todo, ou seja, a área que acumula pó é maior.

Faça uma limpeza semanal com uma mistura de vinagre e água. Passe a escova de cerdas macias nessa mistura e esfregue por todo o carpete. Seque naturalmente e pronto.

Como limpar cortinas

como limpar cortinas

Limpe as cortinas de 15 em 15 dias com um aspirador de pó.

Mensalmente lave as cortinas. Deixe-as de molho de um dia para outro e nesse tempo, troque a água pelo menos três vezes. A primeira troca de água deve ser feita nos primeiros 20 minutos para evitar possíveis manchas.

Coloque na máquina de lavar na opção mais adequada e seque-a na sombra. Se a cortina for composta de fibras naturais, não lave na máquina e passe somente o aspirador.

Duas vezes por ano precisará ser feito uma lavagem a seco nas cortinas.

Siga nossas dicas e deixe toda a sua casa livre de pó e sempre limpa e cheirosa!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário