Compartilhe essa página

Aprenda a planejar o armário perfeito

Ao começarmos uma reforma ou quando queremos comprar móveis novos, sempre pensamos em como devem ser os armários da casa inteira. E como deve ser o armário do quarto?

Devem aparecer várias dúvidas na sua cabeça ao ir até a loja ou quando vai falar com um marceneiro. Qual o tamanho ideal? Será que todas as minhas roupas vão caber ali? Preciso ter prateleiras ou só gavetas ou só cabides?

A melhor pessoa para responder suas perguntas é contratar um arquiteto ou ainda um vendedor de móveis planejados, que já têm experiência e estão mais por dentro das novidades de mercado, mas se você não tem acesso a eles, veja aqui como planejar o armário perfeito você mesmo.

Dica #1 - Qual tamanho?

O tamanho vai depender muito de espaço disponível no seu quarto ou closet e também se serão para duas pessoas ou uma só ou até para mais pessoas.

 

Se for para duas pessoas e houver espaço no ambiente, opte por um armário de quatro portas e separe duas portas para cada pessoa.

Mesmo que seu armário seja só para você, se houver espaço, escolha um armário grande, pois espaço disponível nunca é demais.

Dica #2 – Qual porta?

Existem alguns tipos de portas, como o de correr e o mais comum, o de abrir (com dobradiça).

A porta de abrir é sempre mais barata do que a de correr, então se você quer economizar e possui espaço no quarto para abrir as portas, é a melhor opção. Mas se você não tem tanto espaço no ambiente, melhor escolher a de correr para que as portas não atrapalhem a circulação.

Lembre-se que mesmo que você utilize porta de correr, é preciso haver um espaço para circulação na frente do armário e também para abrir as gavetas, caso elas existam.

Se você vai colocar armários em um closet, pode não ser necessário o uso de portas e ainda economiza um dinheirinho.

Dica #3 – E as divisões internas?

Depois de escolhido o tamanho e o tipo de porta, chegou a parte mais complexa da escolha do armário perfeito. Você, antes de mais nada, precisa pensar nas roupas que tem e também pensar na quantidade para depois saber como será dentro do armário.

Se você possui muitas roupas que amassam, escolha colocar mais cabideiros do que prateleiras ou nichos. Se você tem calças que amassam, como os de alfaiataria, melhor colocar em calceiros e não dobrados em gavetas, mas se for calça jeans, não há muito problema porque elas amassam muito pouco.

Se você tem bastante vestido ou trench coats, opte por cabideiros com espaço livre em baixo, sem prateleiras ou calceiros, para que eles não amassem.

Se você possui uma quantidade razoável de pulôvers e malhas, tenha algumas prateleiras ou nichos para guardá-las.

Para guardar roupa íntima como cueca, calcinha e meias, coloque em gavetas para melhor disposição. Existem ainda as divisórias em acrílico para dispor melhor esses itens nas gavetas e deixar tudo mais organizado.

Deixe na parte de cima, que é a parte mais difícil de acessar, o maleiro, que é um espaço maior para guardar as malas mesmo, como o próprio nome diz, mas também cobertores, toalhas, edredons e travesseiros, que são mais volumosos.

Dica #4 – E os acessórios?

Você pode optar por deixar os armários melhores e mais práticos com o uso de acessórios, como os batedores de portas, que têm um amortecedor para que as portas não batam ao soltá-las e também não faça barulho ou haja um desgaste mais rápido das dobradiças.

Existem também as corrediças telescópicas, que fazem com que as gavetas tenham abertura total.

Além desses itens, existem também, para quem é baixinho ou para quem quer colocar o cabideiro mais no alto para aproveitar melhor o espaço da parte debaixo, hastes para puxar o cabideiro que ficam no alto.

Existem muitas opções no mercado, então pesquise e peça ajuda, caso necessário.

Torne sua vida muito mais prática e organizada com nossas dicas de como planejar o armário perfeito, para que você utilize bem seu dinheiro e o espaço que tem!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário