Compartilhe essa página

Cinema em casa: tudo o que você precisa saber para montar um home theater

Você pensa que montar um home theater é caro e dá muito trabalho?

Se você não tem ideia de como é, vai ser sim um tanto trabalhoso, mas procurando saber um pouco mais sobre o assunto, é possível que você mesmo consiga colocar um home theater na sala ou no quarto, de uma forma que não gaste tanto.

Antes de tudo, para você ter um local com a real função de home theater, em que o som e a imagem são muito levados em consideração, e não simplesmente dispor as caixas de som ao lado do sofá e achar que já é um home theater. É necessário ter um espaço suficiente para isso, pois a TV precisa ser grande (com pelo menos 55”) e a distância da TV até o sofá ou cama, para essa dimensão de TV, precisa ser de no mínimo 2m a 2,5m.

Outra dica importante é com relação à altura em que a TV deve ser instalada. Tendo como referência um adulto sentado no sofá, a altura ideal é de 1,20m do piso até o eixo da TV e, se for na cama, 1,40m.

Anote outras dicas que vão além da instalação da TV, porque montar um home theater é um pouco mais complexo do que simplesmente isso:

·O home theater normalmente é composto de TV ou retroprojetor com tela, duas caixas de som que vão ao lado da TV, três caixas que ficam do lado do sofá ou cama, o subwoofer e o receiver. E essas caixas de som precisam ficar dispostas de modo que o som se propague de forma distribuída.

·O subwoofer pode ser colocado em qualquer local, mas de preferência apoiado diretamente no piso e não em algum armário, pois é um aparelho que trepida bastante por conta do som potente.

·O receiver é um aparelho que conecta todos os outros aparelhos do home theater e que garante qualidade de som de todos os equipamentos.

·Você pode não querer gastar tanto com os equipamentos e escolher o sistema 2.1 que são compostos por duas caixas de som mais o subwoofer. Mas se você quer dar mais realidade para seus filmes e séries, é legal optar pelo sistema 5.1, 7.1 ou até 9.1, em que há mais caixas de som para melhorar ainda mais a qualidade do som. Mas lembre-se de que é necessário um espaço grande se for escolher muitos equipamentos.

·As caixas de som podem ser embutidas no forro de gesso do teto, mas precisam estar em um ângulo de 45º para que o som propague melhor e, se forem aparentes, precisam ficar na altura dos ouvidos do espectador ou pelo menos direcionados.

·Para que a imagem fique nítida na TV ou na tela com retroprojetor, garanta que o espaço não seja muito iluminado, para não perder a qualidade de imagem. É sempre bom garantir que o cômodo possua cortinas para barrar a iluminação natural.

·Uma ótima ideia é colocar um dimmer no ambiente, para que você possa controlar a intensidade da luz ou ainda ter um controle de iluminação automatizado, mas para isso será necessário contratar uma empresa especializada.

·Você pode utilizar o tamanho de TV que quiser, contanto que seja condizente com o tamanho do seu cômodo:

·Para cômodos pequenos, o ideal é que os móveis sejam planejados, para que possa caber todo o equipamento necessário, levando em conta as dimensões de cada aparelho, sem que fique um bagunça e fora do lugar.

·Coloque um painel com fundo falso para esconder todos os fios dos equipamentos, tornando o ambiente mais organizado.

·Não ligue vários aparelhos em uma mesma tomada. Por isso o receiver é tão importante.

·Para melhorar a acústica do ambiente, invista em tapetes, papéis de parede e portas maciças, para barrar o som. Faça uso de móveis aconchegantes, que absorvam o som.

Com essas dicas ficou mais fácil entender um pouco o mundo do home theater e poder ter um em casa. Curta seus filmes e séries favoritos sem precisar ir ao cinema. Quer fazer um projeto incrível para instalar seu home theater? Fale com a gente!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário