Compartilhe essa página

Closet impecável: Como organizar roupas e acessórios

O closet é o ambiente mais desejado de 10 entre 10 mulheres e se você tem um na sua casa, deve ter percebido que não é tão simples deixá-lo sempre organizado.
A organização e a disciplina são imprescindíveis ao se ter um closet porque a disposição de suas roupas e acessórios nos armários fará parte da decoração do ambiente e com tudo organizado é mais fácil você saber quais peças tem ali e será muito rápido para você se arrumar para alguma ocasião, ganhando assim minutos preciosos.


 
Geralmente os armários dos closets não possuem portas, o que faz com que você obrigatoriamente precise deixar tudo no seu devido lugar por não ter onde esconder a bagunça toda. Mas você sabe como organizar roupas dentro do seu closet? E seus acessórios?

Como organizar roupas e acessórios - Desapego

Se você não possuía um closet e agora tem um, o melhor a se fazer é juntar tudo o que tem e analisar se todas as suas roupas são necessárias ou se tem alguma peça que é possível ir para doação ou ainda de ser jogada fora. Desapegar faz parte da organização de um closet.

Como organizar roupas e acessórios - Funcionalidade

O closet foi feito para que cada roupa e acessório tenha um local específico para ser guardado e que seja personalizado de acordo com a quantidade e variedade de peças que possui. Cabides para pendurar roupas que amassam com mais facilidade, calceiros para pendurar as calças de modo a não deixá-las com marcas de dobras, gavetas para roupas íntimas, nichos para pulovers e malhas, sapateiras altas para calçados mais altos, como botas e sapateiras mais baixas para sapatilhas e por aí vai.


 
Se cada peça tem seu devido local, é ali que ela deve estar e não jogada em alguma prateleira ou no lugar de outra peça. A funcionalidade de um closet ajuda e muito na hora de organizar suas roupas e acessórios. Use a seu favor.

Como organizar roupas e acessórios - Setorização

Para que fique bonito, mas também seja prático, arrume suas roupas de acordo com as cores. Itens de mesma cor devem ficar próximas umas às outras para que na hora de se arrumar, não precise olhar o armário inteiro a procura de uma peça. Setorize e verá que ganhará tempo e verá tudo mais claramente.


 
Além de setorizar as roupas por cor, separe também os tipos de tecido, do mais fino para o mais encorpado; por estilo de roupa, do mais esportivo para o mais social e também por comprimento de roupas, do menor para o maior, por exemplo.

Como organizar roupas e acessórios - Padrão

Tudo o que segue um padrão é mais prático na organização. Ao comprar cabides, tenha sempre os mesmos modelos e cores no seu closet. Ficará melhor visualmente e todas as roupas ficarão em uma mesma altura no cabideiro, porque existem cabides mais altos e mais baixos.


 
Quando for pendurar as roupas nos cabides, deixe sempre de um mesmo lado, criando um padrão. A melhor forma de posicionar as roupas e deixá-las de frente para a entrada do closet e com o cabide virado para dentro, para ser mais fácil de tirar e colocar de volta.

Como organizar roupas e acessórios - Dicas diversas

- não pendure mais do que uma peça de roupa em cada cabide, para que não amassem. Se não houver mais espaço no cabideiro, use a criatividade e prenda um anel de lata de refrigerante na alça do cabide, para que assim você possa pendurar outro cabide nele, o que não ocupará espaço no cabideiro e ainda assim você conseguirá deixar suas roupas esticadas.


 
- dê preferência para os cabides que possuam ganchos para prender as alças das blusinhas, para que não fiquem caindo a todo o momento. Ou ainda você pode optar por escolher cabides que sejam de revestidas de camurça ou que tenham silicone nas pontas, para que as roupas não escorreguem. Caso você já tenha cabides e eles sejam de plástico e sem nada para que possa segurar suas roupas no lugar, você pode colocar um pouco de cola quente nas pontas ou ainda prender elásticos.


 
- cintos e gravatas também devem ficar pendurados e não enrolados em gavetas, para ser mais fácil de visualizar e de não haver marcas. Procure por cabides específicos para eles ou faça ganchos para pendurá-los.


 
- o ideal é quando você for fazer o projeto das suas gavetas, que elas já venham com divisórias. Caso não tenha pensado nisso, compre divisórias tipo colméia ou ainda divisórias em acrílico, vendidas em lojas especializadas e coloque nas gavetas.
- gavetas são ótimas para guardar peças que não precisam ficar penduradas como pijamas, roupas de ginástica e meias e calcinhas. Tenha uma gaveta para cada tipo de roupa.
- tenha sempre prateleiras para guardar peças mais pesadas e que não amassam tão facilmente como blusas de moletom, malhas e lã. Empilhe-as para ganhar espaço.
- deixe as sapateiras distantes das roupas e dê preferência para as que sejam prateleiras corrediças. Além disso, pense sempre na profundidade que deverá ter essa sapateira, além da largura, pois de nada adianta ter uma sapateira, mas só caber 3 pares e meio de sapatos e não 4 pares.
- caso não tenha sapateira com corrediça, coloque os sapatos em caixas que tenham furos para ventilação e que sejam de preferência transparentes ou com alguma identificação com foto, para que você não precise abrir todas as caixas para saber qual sapato há nelas.


 
- todo closet que se preze precisa ter um espelho grande, que dê para ver o corpo inteiro.
- roupas que não são da estação vigente podem ficar guardadas mais ao fundo dos armários e deixar em destaque as roupas que irá usar mais.
- tenha ganchos para penduras bolsas, para que não amassem e possam respirar, principalmente as de couro.
- para cachecóis e echarpes, pendure em cabides ou guarde-as em gavetas, de modo que seja fácil de ver todas elas.


 
- proteja suas roupas como vestidos que usa eventualmente em sacos de tnt ou de algodão e nunca nas de plástico que vem da lavanderia, para não correr o risco de mofar.
- limpe regularmente os armários com pano úmido e vinagre, para que não junte pó e previna o aparecimento de mofo.

Agora que você já sabe como deixar seu closet impecável, que tal arrumar o seu e deixá-lo como sempre sonhou?

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário