Compartilhe essa página

Ergonomia: veja dicas de ergonomia para móveis de cozinha

Pode não parecer, mas todos os móveis precisam ter uma altura correta para que facilite o dia-a-dia, sem que você fique com dores no corpo ao final do dia.

Sempre ouvimos falar de ergonomia para móveis de escritório, mas é necessário haver ergonomia para móveis de cozinha também, já que eles não deixam de ser uma área de trabalho, onde você ficará por um tempo razoável.

ergonomia para móveis de cozinha

Ao fazer móveis planejados para a cozinha é preciso levar em consideração a altura das pessoas que moram ali ou das que mais ficarão nesse ambiente.

Por isso, pessoas baixas precisam de móveis mais baixos e pessoas mais altas, móveis mais altos.

Confira aqui algumas dicas de ergonomia para móveis de cozinha para que você fique o mais confortável possível na hora de preparar suas refeições sem ficar com dores nas costas:

Bancada da cozinha

A bancada é a área onde mais você irá ficar, pois é ali que se cortam os alimentos e se lava a louça, por isso não se esqueça de deixá-la em uma altura que seja confortável para você. Não siga a altura padrão que normalmente as lojas já instalam, pois cada pessoa precisa ter a bancada instalada em uma determinada altura:

ergonomia para móveis de cozinha

  • Para uma pessoa que tenha entre 1,50m e 1,60m de altura: altura do tampo entre 78 a 90cm;
  • Para uma pessoa que tenha entre 1,60m e 1,70m de altura: altura do tampo entre 83 a 95cm;
  • Para uma pessoa que tenha entre 1,70m e 1,80m de altura: altura do tampo entre 90 a 103cm;
  • Para uma pessoa que tenha entre 1,80m e 1,90m de altura: altura do tampo entre 95 a 110cm.

Móveis superiores

ergonomia para móveis de cozinha

Para que não haja esforço em abrir portas e pegar o que há nos móveis que ficam no alto, geralmente acima das bancadas, o ideal é que eles fiquem a 60cm da bancada, ou seja, na altura dos olhos e aproximadamente a 1,50m do piso.

A profundidade dos móveis superiores varia de 20cm a 40cm, dependendo do que se pretende guardar ali. Elas precisam ser menos profundas que a bancada para que você na bata a cabeça.

Lembre-se que essas medidas dependerão da altura dos moradores. Peça ajuda do projetista, quando for fazer os móveis planejados, para que assim possam juntos, verificar qual a altura ideal.

Móveis inferiores

ergonomia para móveis de cozinha

A altura dos móveis inferiores será o mesmo que a bancada, já que esses móveis vão logo abaixo dela, mas o importante para saber sobre ergonomia dos móveis inferiores é o vão que precisa haver entre o piso e eles.

Ao lavar a louça ou preparar alimentos, a ponta dos pés ficam embaixo desses armários e por isso é importante que haja esse vão, de pelo menos 15cm de altura, para que passe uma vassoura, rodo ou aspirador para fazer a correta limpeza. Se não houver esse vão, seu pé ficará rente ao móvel e seu corpo não ficará reto, o que poderá causar dor nas costas e lombar.

Se a ideia é criar um rodapé abaixo dessa bancada, recue o rodapé no mínimo 10cm para que o pé possam caber embaixo do armário.

A profundidade desses móveis precisa seguir a profundidade da bancada, que é em torno de 60cm a 65cm.

Circulação

ergonomia para móveis de cozinha

Para haver boa circulação entre os móveis de cozinha é preciso que haja uma passagem livre de 60cm, mas se for necessário se abaixar, é preciso de 76cm.

Se houver um forno nessa circulação, a largura mínima será de 90cm para abrir a porta totalmente.

Móvel para embutir microondas ou forno

ergonomia para móveis de cozinha

Para que a ergonomia para móveis de cozinha seja perfeita, é preciso pensar em todos os detalhes.

Ao criar uma torre para embutir o microondas é preciso que ele fique na altura dos olhos, mais ou menos entre 1,30m e 1,50m, porque a porta do microondas abre lateralmente.

Já o forno pode ficar logo abaixo do microondas, pois como a porta abre de cima para baixo, não há necessidade de ficar mais alto. A altura ideal é entre 90cm e 97cm do piso até o centro do equipamento.

 

Siga todas essas dicas, peça ajuda de um profissional qualificado e fique mais confortável na hora de fazer um jantar para amigos ou refeições do dia-a-dia, sem dores!

Converse com a Premium Planejados e faça um projeto completo com ergonomia para móveis de cozinha. Clique aqui! 

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário