Compartilhe essa página

Inspiração lúdica: decoração para quartos infantis

Fazer decoração para quartos infantis é o momento de dar asas à criatividade e tornar o ambiente divertido e lúdico, além de proporcionar a felicidade dos pequenos.

Os quartos infantis são um dos poucos ambientes em que é possível trazer o que está no mundo da fantasia para a realidade, com fadas, princesas, príncipes, castelos, super-heróis e tudo o que mais as crianças desejarem.

E aliado a isso tudo, é importante que o quarto não atenda somente a estética, mas também a praticidade, a organização e a segurança, essenciais para as crianças. Confira então o que não pode faltar na decoração para quartos infantis:

Escolha dos móveis na decoração para quartos infantis

decoração para quartos infantis

 Para que a criança tenha autonomia é preciso que os móveis sejam adaptados ao tamanho dela.

Se a criança já é maiorzinha, poderá usar uma cama já de adulto, para não haver a necessidade de comprar outra quando ficar maior, mas se a criança for pequena, ela não conseguirá subir sozinha em uma cama de tamanho padrão, por isso é interessante que a cama seja baixa ou ainda que o colchão fique no chão.

O ideal é que os armários, o guarda-roupa, a escrivaninha, a penteadeira e qualquer outro móvel que vá ficar no quarto da criança, seja também de tamanho proporcional a ela, para que ela mesma possa guardar seus brinquedos no armário, escolher suas roupas e brincar e estudar sem precisar pedir a ajuda de um adulto a todo o momento.

Na decoração para quartos infantis é imprescindível pensar nos acabamentos dos móveis. Opte por aqueles resistentes e fáceis de limpar, além de todas as quinas e bordas precisarem ser arredondadas.

E para que os móveis possam ser utilizados de bebê até a criança ficar maior, opte por móveis modulados, que mudam conforme o crescimento da criança, escolha armários que sirvam para todas as idades e um berço que vire uma cama, para ser usado mais para frente.

Para saber mais sobre segurança na hora de decorar, clique aqui
 

Envie sua planta e faça um breve descritivo de quais ambientes deseja orçar.

Deixe seus contatos válidos que nossos consultores entrarão em contato. Faça um orçamento

Torne o ambiente lúdico

Por mais que o quarto também seja um local para estudo – se esse for o seu caso - torne o ambiente um lugar descontraído para que a criança tenha prazer em ficar ali, seja para dormir, brincar ou para estudar.
 
decoração para quartos infantis
 
Por isso é importante reservar um espaço para as brincadeiras diferente do espaço para estudar, mesmo que seja em um mesmo cômodo.

Na decoração para quartos infantis, para tornar o ambiente lúdico, aposte em móveis de formatos diferentes e coloridos, paredes pintadas com tinta de lousa para a criança se divertir e ainda cabanas para elas soltarem a imaginação e ser também um cantinho de leitura.

Invista nas cores

Hoje em dia já não existe mais distinção de gênero, ou seja, que azul é para menino e rosa para menina. 

Os quartos infantis modernos usam cores diferentes das tradicionais para criar um espaço interessante. Aposte no cinza com amarelo, no preto com branco, presentes no estilo escandinavo, que é a tendência do momento e também cores que você nunca imaginou que poderia utilizar em quarto infantil, mas que trará uma nova vida para o local.
 
decoração para quartos infantis
 
E não se esqueça de perguntar qual a cor preferida do seu filho, para que o ambiente tenha sua personalidade.

Se a ideia é não pintar as paredes por conta do trabalho que dá, invista em adesivos e papel de parede, que trarão um colorido para o ambiente de forma rápida e sem sujeira.  

Se o adesivo de parede for de algum personagem, use as cores dele na roupa de cama e também em alguns objetos de decoração como tapetes, almofadas, cortina, luminária ou ainda nos móveis.

Quarto temático: problema ou solução?

decoração para quartos infantis

 Escolher um tema para um quarto infantil é muito comum quando é para um bebê. E pode ter certeza que assim que ele crescer, toda a decoração será alterada.

Por isso é interessante pensar na decoração para quartos infantis como algo atemporal, ou seja, que sirva para qualquer idade ou que possam ser adicionados mais alguns elementos mais para frente para complementar a decoração. Desse jeito você poderá economizar na hora de decorar e deixar seu filho satisfeito.

Ao escolher o tema de algum personagem dos desenhos ou filmes, cuidado para não poluir o ambiente com itens demais relacionados a ele. O quarto se tornará cansativo e em menos de um mês, vocês irão querer mudar toda a decoração.

Torne o ambiente organizado

decoração para quartos infantis

 Para que a criança possa organizar todos os brinquedos, livros e canetinhas, aposte em caixas organizadoras, cestos, porta-lápis, cômodas e nichos.

Cada elemento precisa ter o seu local para ser guardado. E para ajudar a criança na organização, cole em cada caixa uma foto do brinquedo do que é guardado ali, para facilitar a visualização.

Para saber mais sobre decoração para quartos infantis, veja aqui

Existem mil e uma maneiras de fazer decoração para quartos infantis. Use a criatividade, a imaginação e ouças as preferências dos pequenos para criar um ambiente agradável, convidativo e além de tudo aconchegante!
 

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário