Compartilhe essa página

Lavanderia não precisa ser feia! Inspire-se com esses projetos de lavanderias funcionais para casas

A lavanderia é um cômodo da casa bastante esquecido e, por vezes, menos utilizado. Ali não é um ambiente de convívio e as pessoas pensam que não precisam dar uma atenção especial a ele, mas saiba que ao fazer um projeto de lavanderias funcionais, tanto para lavanderias pequenas, que muito se vê hoje em apartamentos, mas também para as maiores, podemos otimizar o ambiente e torná-lo prático para os afazeres do dia-a-dia e você ficará pensando: "Por que não fiz isso antes?”

Não pense que para tornar a lavanderia um cantinho charmoso na sua casa você precisará despender muito dinheiro. Uma alteração aqui e outra ali já deixará esse local com uma melhor aparência e mais prático.

Armários

Os armários são indispensáveis nesse ambiente para não torná-lo bagunçado. Nos projetos de lavanderias funcionais, principalmente se forem pequenos, o melhor local para os armários é na parte de cima, presos às paredes, para que não ocupem o espaço do piso que será utilizado para máquina de lavar e tanque.

Aqui é legal, se possível, deixar um espaço do armário para guardar vassouras e rodos, para que não fiquem expostos, pois não dão uma cara legal para quem vê.

Guarde nesses armários produtos e acessórios de limpeza. Lembre-se de que ele precisará ter pelo menos 50cm de profundidade para guardar objetos grandes como o aspirador de pó e o balde.

Máquina de lavar e de secar

O ideal é que a máquina de lavar roupas tenha abertura frontal, para que você possa colocar uma bancada por cima dela e criar um apoio para passar roupa, se houver espaço, ou dobrar as roupas que secaram.

Caso sua máquina não seja a que lava e seca, o melhor jeito para ganhar espaço, já que serão duas máquinas, é colocá-las uma acima da outra para ganhar espaço.

Tanque de lavar roupa

O tanque não precisa ser como vemos em praticamente todas as lavanderias, de cerâmica e com coluna, pois essa coluna ocupará um espaço que poderia ser de um armário. Em lavanderias funcionais, o melhor tanque é aquele embutido de inox, assim como o da cozinha, caso queira mais armários nesse cômodo, pois você poderá utilizar a parte de baixo do tanque para colocar um gabinete.

Bancada

Caso seja possível colocar uma máquina de lavar com abertura frontal e um tanque embutido, você poderá criar uma bancada para juntar tudo isso e ainda ser um complemento da bancada da cozinha, caso sua lavanderia seja bem pequena.

Separe os ambientes com uma divisória de vidro e aí está uma lavanderia elegante que "conversa” com a cozinha e deixa a claridade passar.

Varal

Para escolher o varal ideal para sua lavanderia tenha em mente primeiramente o espaço disponível e depois pense no melhor aproveitamento de iluminação e ventilação. Veja também a quantidade de roupa que será lavada e com que freqüência, para que não sobrecarregue o peso no varal e diminua sua vida útil.

Outra dica importante é verificar onde ficarão os armários suspensos para que o varal não interfira na abertura das portas desses armários.

Veja qual varal se adequa às suas necessidades:

Sanfonado: ótimo para espaços pequenos, pois ele é estreito e pode ser recolhido caso não tenha roupa para pendurar, mas é útil somente para pouca quantidade de roupas e para as que não sejam pesadas, pois não suportam muito peso.

De teto: esse varal já vem pronto com as dimensões de fábrica. Mais econômico do que aqueles feito sob medida e livra o espaço, pois as roupas ficarão no alto. Um porém é que você terá que ter força para levantar todas as roupas de uma só vez (e roupa molhada é um peso).

De chão: se você tiver espaço no piso e um local que tenha boa ventilação, ele pode ser útil e ainda assim é mais barato. Normalmente é utilizado como um complemento, pois o varal principal não comporta todas as roupas que precisarão ser lavadas de uma só vez.

De teto/parede sob medida: esse tipo é o mais versátil, pois é possível personalizar para se adaptar ao ambiente. Escolha aqueles em que cada barra seja independente uma da outra, pois roupa molhada é sempre mais pesada e para levantar todas as roupas de uma só vez pode não ser fácil.

Tábua de passar roupa e cabides

Existem algumas lavanderias que permitem que coloquemos a tábua de passar e uma arara com cabides para pendurar o que já foi passado, para não correr o risco de amassar novamente.

Em projetos de lavanderias funcionais, a tábua de passar pode ficar escondida em armários ou ainda ser daquelas embutidas em gavetas ou portas e você só precisa puxá-la.

Você pode também usar a extensão da bancada do tanque para criar um espaço de passar que seja mais baixo, para que não te dê dor nas costas e nos ombros. Coloque um gancho para pendurar o ferro de passar na lateral do armário e pronto!

Cesto de roupa suja

Se a sua lavanderia permitir, crie um espaço para o cesto de roupas sujas, para que não fique no meio do caminho. Se encontrar um cesto bem moderno, já servirá como objeto de decoração do lugar.

Se houver mais espaço, você pode ter um cesto de roupa para cada tipo de peça: roupas de cama, calças jeans, peças íntimas, etc.

Caixas organizadoras

Se no seu orçamento não é possível colocar armários, não tem problema: você pode utilizar prateleiras e nichos, que são sempre mais em conta e deixam o ambiente ainda assim prático, funcional e bonito.

Nas prateleiras, coloque caixas organizadoras e organize por item: cada caixa, um tipo de item.

Existem diversos tipos de caixas à venda, então é só você se decidir que tipo vai querer. Mas se o orçamento está apertado ou se gosta de colocar a "mão na massa”, faça você mesmo suas caixas organizadoras. Pegue caixas de papelão e forre com tecido, corda de sisal ou barbante. Deixe sua criatividade fluir e você gastará bem menos ou nada, dependendo do material que tiver disponível em casa.

Pequenos detalhes que fazem a diferença

Para dar uma cara mais alegre e bonita para esse ambiente sem gastar muito, invista em quadros com dizeres ou imagens que lhe agradem, pinte alguma parede de uma cor mais colorida e coloque algumas plantinhas para trazer vida a esse ambiente que está tão monótono.

Agora que você já sabe como deixar esse espaço mais chamativo, tente fazer isso na sua casa e verá que é possível deixar um ambiente tão esquecido muito mais charmoso!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário