Compartilhe essa página

Qual é a diferença entre o móvel planejado e o feito sob medida?

Quando começamos a decorar uma casa, o primeiro item que pensamos são os móveis, pois eles são a parte mais pesada do orçamento e vai ser o principal diferencial no conjunto final.
O que muita gente não sabe é que existe diferença entre um móvel planejado e um móvel sob medida e que a escolha de um ou de outro vai influenciar diretamente no orçamento e no tempo de produção, pois há grandes diferenças entre os dois em vários quesitos.
 

De um modo mais simplificado, podemos dizer que o móvel planejado é aquele em que você vai até a loja, projeta seus móveis com a ajuda de um vendedor e ele lhe mostra os módulos existentes e que são possíveis de encaixarem no seu ambiente. Já o móvel sob medida é feito levando em consideração as medidas do ambiente que se deseja colocar o móvel, ou seja, o móvel se utiliza de todos os espaços possíveis para torná-lo mais útil, não perdendo assim centímetro nenhum, como acontece com o móvel planejado.
Veja aqui com mais detalhes qual a diferença entre um móvel planejado e um móvel sob medida e analise qual se adequa mais a você.

DIFERENÇAS ENTRE UM MÓVEL PLANEJADO E UM MÓVEL SOB MEDIDA

- o arquiteto, em um móvel sob medida, utilizará milimetricamente todo o espaço disponível e as peças serão feitas com as medidas determinadas para esse ambiente.
- em um móvel planejado, o vendedor lhe mostrará os módulos pré-fabricados, que são peças que se encaixam entre si e são finalizados com peças de acabamento. Esses módulos podem se encaixar naquele espaço, mas de uma forma limitada e você poderá perder alguns centímetros de armário, por conta dos módulos que já vem com as medidas padrão de fábrica. 
 
 
- essas lojas de móveis planejados também fazem os móveis sob medida, mas são mais caros que os módulos e demoram mais para ficarem prontos, pois não serão peças feitas em larga escala e serão personalizadas. Móveis planejados podem levar em torno de 30 a 45 dias corridos para ficarem prontos, enquanto que os sob medida levam em torno de 60 dias.
- quem geralmente faz os móveis sob medida são os marceneiros contratados pelos arquitetos ou com indicação do cliente, se ele já conhece um. O bom de trabalhar com um marceneiro é que ele fará os móveis exatamente como propostos pelo arquiteto, a fim de se aproveitar de todo o espaço, ainda mais se a sua casa ou apartamento for pequeno.
- caso você mesma negocie e converse diretamente com o marceneiro sobre todos os seus móveis, será bem difícil ver como ficará o ambiente, pois dificilmente ele mostrará uma imagem em 3D para elucidar melhor como será o projeto final, mas se você consegue ter uma boa visão espacial e tem facilidade para tal, não terá muitos problemas.
 

- em lojas de móveis planejados, conforme você vai montando os móveis com o vendedor, você já pode visualizar como vai ficar e pode mudar na hora, sem medo da surpresa no final.
- a desvantagem de trabalhar com marceneiro é o tempo de entrega que acaba sendo o mesmo que os móveis feitos sob medida em lojas de móveis planejados.
- se seu projeto tiver muitos detalhes ou recortes e optar por fazer um móvel sob medida, pode ser que contratar um marceneiro seja a melhor opção em termos financeiros, se comparado com uma loja de móveis planejados que fazem móveis sob medida, pois vai sair muito fora do padrão de fábrica.
- a vantagem de se trabalhar com lojas de móveis planejados é a facilidade de pagamento, pois você pode parcelar em mais vezes, se comparado a um marceneiro e ainda tem garantia maior, normalmente de 5 anos.
 
 

- caso queira algum detalhe personalizado, como no estilo barroco, por exemplo, pode ser que em lojas de móveis planejados, você não encontre essa opção, mas na Premium você encontrará com certeza.
 
 

- caso queira também um móvel diferenciado, que seja quase uma escultura, você deverá optar por fazer um móvel sob medida.
- se você precisa que seu móvel tenha recortes para não interferir com um pilar, por exemplo, o móvel sob medida se encaixará mais do que um móvel planejado, pois poderá sair mais barato ou ganhar mais espaço útil.

Estude bem todas as opções, orce em vários lugares que você julgar confiáveis e contrate um profissional que lhe ajudará a tornar sua casa mais bonita, prática e funcional!





Compartilhe essa página

Deixe seu comentário