Compartilhe essa página

Sobrevivendo com um closet pequeno

Muitas pessoas, principalmente as mulheres, têm o sonho de ter um closet lindo igual ao das blogueiras que vemos por aí e acham que é totalmente inacessível, por ser caro e trabalhoso. Montar um closet pode ser considerado trabalhoso sim, mas não requer tanto do seu bolso se você optar por utilizar outro tipo de material que não o mdf, que é o mais usual.

Existem pessoas que não sabem o que é um closet e vamos explicar: ele nada mais é do que um ambiente onde só há armários com prateleiras, gavetas, nichos, cabideiros e calceiros. É uma sala só para guardar as roupas e para te ajudar na hora de se trocar.

E como hoje em dia os cômodos de um apartamento estão cada vez menores, o closet acaba sendo pequeno também, mas é possível fazer um bom uso dele e colocar todas as suas roupas.

Siga nossas dicas e veja que poderá ter um closet pequeno com a sua cara, gastando o que você quiser:

- a melhor forma para ocupar todos os espaços possíveis do cômodo escolhido para ser um closet é contratar um arquiteto ou uma loja de móveis planejados, que fará todo o projeto, mostrará todas as opções possíveis e utilizará todo cm² disponível.

- o bom de fazer móveis planejados é que você pode personalizar a altura do cabideiro, por exemplo, pois se você for baixinha, esse cabidero poderá ficar em uma altura que fique bom para você. Se você compra móveis prontos, esses cabideiros ficam em uma altura padrão que já vem de fábrica que pode não ser tão prático para você que é mais baixa.

- utilize aqueles cabideiros extensíveis em que você consegue puxá-los para baixo.

- é possível personalizar as alturas das prateleiras. Para o sapateiro, se você possui botas com cano alto, essa prateleira precisa ser mais alta e se você possui sapatilhas, as prateleiras serão mais baixas. Tudo o que você quiser ficará do seu jeito.

- escolha como parede principal aquela que não é voltada para o lado externo e também que não seja encostada com a parede do banheiro, pois são consideradas mais úmidas e podem causar mofo nas paredes e pior ainda se seu closet não tiver fundo, já que as roupas tendem a encostar-se a essas paredes.

- se o closet fica próximo ao banheiro, cuidado com o vapor que vem dele, pois pode causar mofo também. Tente sempre fazer a ventilação do espaço depois do banho.

- você pode optar por deixar seu closet sem portas para economizar, já que quanto mais itens quiser colocar, mais subirá no orçamento. Lembre-se de que ter um closet sem portas deixará as roupas mais ventiladas, mas em compensação, as roupas que não são muito utilizadas poderão juntar pó, mas nada que uma limpeza periódica não resolva o problema.

- por seu closet ser pequeno, pode ser que ele fique no seu próprio quarto e para não haver poluição visual, opte por colocar portas, até para não juntar tanto pó no local onde irá dormir.

- ao invés de portas, utilize cortinas para esconder suas roupas, pois assim você economizará dinheiro.

- verifique todos os tipos de roupas que tem para saber o que será necessário no seu closet pequeno, se mais gavetas ou cabideiros, por exemplo. Não adianta só ter um closet bonito, mas ele não ser funcional. Por isso os móveis planejados vão te ajudar bastante, pois utilizarão cada espaço, tão necessário em closet pequeno.

- ao invés de um closet padrão feito com mdf, você pode optar por utilizar cremalheiras, que são perfis metálicos colocados nas paredes e que servem como apoio para prateleiras tanto de mdf quanto metálicas. Aí vai de acordo com o seu gosto e bolso também, pois perfis metálicos são mais baratos que o mdf e você encontra facilmente em lojas de material de construção. Esse tipo de perfil dará uma cara mais bruta e industrial ao seu closet, se a sua intenção não é ficar no clássico.

 - mesmo que seu closet seja pequeno e você ache que não precisa de uma iluminação diferenciada, você vai notar a diferença se tiver uma. As luminárias devem ser posicionadas no teto e afastadas dos armários e de preferência com luz branca ou no máximo amarela, para que as cores não fiquem distorcidas.

- como seu closet é pequeno, pode ser que não caiba um espelho na parede ou uma poltrona para se calçar, mas opte por colocar espelhos em uma porta do armário e coloque um pufe pequeno, pois fará toda a diferença na hora de trocar de se trocar.

- utilize cabides finos nos cabideiros para que caibam mais roupas.

- deixe um espaço mais alto no cabideiro para pendurar roupas maiores, como casacos e vestidos.

- se for fazer um closet que utilize os cantos das paredes, faça uso desse espaço também, pois quanto mais espaço utilizado melhor.

 

- utilize toda a altura do ambiente para aproveitar ao máximo seu closet pequeno.

Viu como, mesmo seu closet sendo pequeno, é possível criar um bem legal e que seja funcional? É só pesquisar para saber as opções disponíveis e a que mais se encaixa no seu perfil. Vá correndo na Premium Planejados, para que eles possam fazer um projeto com a sua cara!


 

 

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário