Compartilhe essa página

Quais acabamentos para móveis planejados existem?

Quando você vai a uma loja de móveis planejados ou em algum stand decorado ou ainda na casa de alguém que tem a casa decorada digna de capa de revista, você já fica pensando em como seria ter móveis assim na sua casa.

Claro que um bom projeto faz toda a diferença em um ambiente, mas os acabamentos desses móveis criam um visual que pode deixar o ambiente mais elegante e chamativo. Por isso, é importante que você saiba quais os diversos acabamentos para móveis planejados existentes, para ter um resultado final como desejou.

Para que você saiba os acabamentos para móveis planejados que existem no mercado, consulte um profissional especializado. É importante que você conheça os acabamentos para que assim possa escolher o que mais se adeque ao que deseja e que atenda suas necessidades.

Conheça os principais acabamentos para móveis planejados:

Vidro

acabamentos para móveis planejados

Muito utilizado em portas e gavetas. É fácil de limpar, não risca e existe uma gama vasta de cores, desenhos e estampas.

Pode ter acabamento brilhante ou fosco e deixa o visual do ambiente mais alegre e moderno.

É um item que pode encarecer seus móveis, por isso se quiser usar o vidro, mas não pode gastar tanto, escolha uma porta para deixar mais chamativa e pronto. Ainda assim terá um ambiente despojado.

Acrilato

acabamentos para móveis planejados

É o famoso acrílico. Pesa menos que o vidro, é mais barato e tem mesmo efeito visual que o vidro.

É possível escolher a cor do acrílico que quiser, por isso é perfeito para aquele móvel colorido que você tanto deseja.

Esse acabamento para móveis planejados é bastante utilizado em portas e existem em diversas espessuras, de 3mm a 10mm, dependendo do tamanho e o que se pretende fazer. Cuidado ao fazer a limpeza para que não risque e fique sem brilho. Não use nenhum material abrasivo para realizar a limpeza.

Finish foil

acabamentos para móveis planejados

Mais comumente utilizado em móveis de lojas populares, por ser um produto mais econômico.

É produzido através de pintura de bobinas de papel e de tão fino que é não oferece boa resistência ao atrito.

Não é indicado para a área da cozinha, pelo fato de ser um ambiente que impregna muita gordura. Ao fazer a limpeza, estará desgastando o acabamento e deixando-o sem brilho e sem graça.

Laminado de alta pressão

acabamentos para móveis planejados

Se você não conhece esse nome, deve conhecer a famosa fórmica. É que não dizemos fórmica, pois ela é a marca, mas é um revestimento muito utilizado para o revestimento de móveis.

São bastante resistentes a impactos, riscos, manchas e excesso de calor e fáceis de lavar. Existem em diversas cores e também as que lembram madeira, metal ou pedra. Podem ser brilhantes ou foscas.

Laminado de baixa pressão

acabamentos para móveis planejados

Não é tão resistente quando o laminado de alta pressão, mas também não é tão fraco quanto o finish foil. Por ter média resistência já que não há nenhum filme de proteção sobre ela e somente uma resina, melhor utilizar em tampos de mesas e nas caixas dos móveis de cozinha.

Lâmina de madeira natural

acabamentos para móveis planejados

Aqui se utiliza a lâmina da própria madeira, nobre, nacional ou importada.

As lojas de móveis planejados não usam esse tipo de acabamento, pois sua aplicação é artesanal e requer experiência e técnicas especiais.

As cores mais comumente encontradas são as lâminas das árvores Angelim, cedro, figueira, curupixá, imbuia, ipê, jatobá, marfim e por aí vai.

Laca

acabamentos para móveis planejados

Se você quer trazer sofisticação para sua casa, esse é o acabamento para móveis planejados ideal. Como ela existe na versão brilhante e fosca, escolha a que mais lhe agrada.

Com relação às cores, existe uma infinidade, criadas a partir das cores primárias: amarelo, azul e vermelho.

A laca é um acabamento feito com pintura, através de uma pistola. Passa-se a base – primer - e depois se faz uma lixação para deixar a superfície lisa e sem poros e somente depois é que é aplicada a laca.

O acabamento da laca é perfeito, pois deixa o móvel liso, uniforme e sem manchas.

Mesmo ele sendo um acabamento fino e elegante, ele também tem suas desvantagens como a baixa resistência a riscos. Por isso, use esse acabamento em áreas de pouco uso, em cômodas por exemplo.

Agora que você já sabe quais os principais tipos de acabamentos para móveis planejados, analise o custo-benefício de cada um deles e veja qual mais se encaixa no seu perfil e também no seu bolso. Fale com a Premium Planejados para fazer seu orçamento!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário