Compartilhe essa página

Como escolher a cortina certa para o ambiente?

Além de deixar a casa mais bonita, a cortina garante privacidade aos moradores e ainda contribui para controlar a luminosidade do local. Como no mercado existem muitos modelos, é preciso estar atento para escolher a cortina certa para o ambiente.

Pensando nisso, selecionamos algumas dicas simples para você não errar no momento da compra da sua cortina e conseguir identificar facilmente qual o estilo, cor, tecido e tamanho mais adequados para cada cômodo de sua casa.
 
Como escolher a cortina certa para o ambiente?

Qual é a sua necessidade?

Antes de começar a procurar a cortina certa para o ambiente, você precisa definir o papel que ela vai desempenhar no espaço, seja no quarto, na sala, cozinha... Por exemplo: você deseja ter um pouco mais de privacidade ou somente complementar a decoração? Deixar o espaço mais escuro ou controlar melhor os ruídos?

Vale tecidos escuros?

Como escolher a cortina certa para o ambiente?
 
Cada caso é um caso. Se as janelas ficarem muito expostas à luz solar, o ideal é apostar em tecidos em tonalidades mais claras, já que o contato excessivo com o sol pode super aquecer o ambiente, o que não é lá muito agradável. Você pode escolher um modelo de sarja e linho em cores suaves. 

Os tecidos leves são os mais sofisticados?

Como escolher a cortina certa para o ambiente?
 

Para criar composições atuais, charmosas e sofisticadas, os tecidos leves são os mais indicados. A cortina em seda ou renda (tecidos clássicos) é perfeita para decorar o quarto de casal.  Modelos em voil trazem um toque de delicadeza e elegância à sala de estar.
 

Cortinas em cores neutras: maior liberdade na decoração?

Como escolher a cortina certa para o ambiente?
 
Cortinas confeccionadas em cores neutras como off-white, bege, cinza e caqui, permitem maior liberdade para compor os espaços, porque elas combinam com qualquer estilo de decoração e garantem a harmonia perfeita com elementos coloridos e contrastantes.

Quais as melhores opções para estações frias?

Como escolher a cortina certa para o ambiente? 

Para aquecer o ambiente em dias mais frios (no outono/inverno), usar tecidos pesados ou com sobreposições faz toda a diferença na decoração. Então, tenha sempre uma opção de cortina certa para o ambiente ficar mais quentinho, charmoso e aconchegante.

A cortina blackout funciona?

Como escolher a cortina certa para o ambiente?
 
Uma excelente solução para deixar o escritório, o quarto e a sala bem escurinhos e promover o isolamento acústico é a cortina blackout. Para trazer mais conforto para o espaço, vale apostar em uma tela de proteção contra os raios UV e garantir que não ocorra retenção exagerada de calor.

Qual cor escolher?

Como escolher a cortina certa para o ambiente? 

O mais importante aqui é não fugir do conceito de decoração existente no ambiente. É essencial haver diálogo e harmonia entre as cores empregadas em cada cômodo. Se o espaço já for chamativo, escolha um modelo em tom mais discreto. Se tiver poucos móveis e/ou objetos decorativos, invista em cores e texturas que se destaquem.
 

Envie sua planta e faça um breve descritivo de quais ambientes deseja orçar.

Deixe seus contatos válidos que nossos consultores entrarão em contato. Faça um orçamento

Dicas extras:

1 – Cortinas pequenas não combinam com todos os espaços. Esses modelos caem bem quando colocados perto de janelas onde estejam posicionadas bancadas ou outros móveis. Elas são mais indicadas para decorar quarto de criança e bebê.

2 – Cortinas de tecido pode ser um problema quando usadas no banheiro, devido à umidade do local. Se você optar por colocar a cortina nesse ambiente, prefira o modelo persiana em PVC para evitar mofo. O mesmo vale para a cozinha.

3 – Se desejar lavar a cortina em casa fique de olho nas especificações do fabricante. Alguns modelos exigem maior cuidado e precisam ser levadas a lavanderias especializadas.

A cortina é um item decorativo que oferece estilo, charme e aconchego a qualquer cômodo. Por isso, entender a sua necessidade é um grande passo para escolher a cortina certa para o ambiente.
 
Não importa a sua utilidade: conferir mais personalidade, privacidade, aquecer, evitar ruídos e a luminosidade excessiva. A cortina enriquece o visual de uma casa como nenhum outro elemento!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário