Compartilhe essa página

Como escolher o sofá para sua casa

O sofá é a peça principal de uma sala, a grande estrela! Por isso, antes de escolher um modelo, você precisa avaliar alguns pontos para ter certeza de que está levando para casa um produto de qualidade e que esteja de acordo com as suas necessidades.
 
Como escolher o sofá para sua casa

Afinal, o tamanho do sofá precisa ser adequado ao espaço que você tem disponível, ter um visual bonito, cores que conversem com os demais artigos de decoração e, claro, precisa ser confortável na medida certa.

Como escolher o sofá para sua casa

Modelo

Uma boa dica na hora de escolher o sofá para sua casa é definir onde o mesmo será colocado. Na sala de TV é recomendado um modelo de maior profundidade para se esparramar e relaxar. Os retráteis e reclináveis caem perfeitamente bem.
 
Como escolher o sofá para sua casa
 
Já em uma sala de visitas, o ideal é apostar em um sofá um pouco mais estreito para que as pessoas consigam manter uma boa postura e possam conversar de forma descontraída e com máximo de conforto. 
 
Como escolher o sofá para sua casa

O sofá-cama também é uma boa opção, principalmente para quem conta com um espaço reduzido na sala de estar. Ele pode servir para assistir TV, jogar conversa fora com os amigos e acomodar tranquilamente os hóspedes.Como escolher o sofá para sua casa
 
O modelo de canto em formato de L merece um lugar cativo em salas amplas. Além de enriquecer a decoração, ele pode acomodar muito mais pessoas quando você for dar uma festa ou oferecer um jantar especial.
 
Como escolher o sofá para sua casa

Peça única ou conjunto? Bem, existem conjuntos de sofá de dois e três lugares e talvez você se interesse em ter um desses em casa. Na hora de escolher o sofá, defina o posicionamento das peças e não se esqueça de tirar as medidas.
 
Como escolher o sofá para sua casa

Tamanho

A regra para acertar no tamanho é que a peça não deve ser desproporcional em relação ao ambiente e a outros móveis. Além disso, é importante respeitar a circulação. A depender do espaço, prefira um sofá menor e complemente a decoração com poltronas, pufes e/ou bancos para acomodar as visitas.
 
Como escolher o sofá para sua casa

Antes de efetuar a compra, confira as medidas do sofá, aberto e fechado, se ele for retrátil. Demarque o chão com fita crepe. O ideal é que sobre cerca de 70 cm em seu entorno. Se você mora em apartamento, se certifique de que ele cabe no elevador ou passa facilmente nas escadas.
 
Como escolher o sofá para sua casa

Espuma 

Outro ponto que você não deve esquecer na hora de escolher o sofá, o astro rei da sala, é conferir a densidade da espuma. É justamente ela que vai determinar a resistência e durabilidade da peça. Então, leia com atenção a ficha técnica antes de se decidir.

Geralmente os sofás mais recomendados e procurados possuem densidade a partir de D23, porém, pessoas acima de 100 kg, devem priorizar densidades que ultrapassem esse valor. Fique atento, pois isso pode fazer uma grande diferença!

Para obter mais conforto e seu sofá durar muito mais tempo, a estrutura interna pode contar com molas ou fitas elásticas entrelaçadas. Pergunte ao vendedor sobre esse diferencial e garanta o bem estar de todas as pessoas da família.  

Tecidos

O couro é um material bem resistente e de fácil manutenção, mas é um dos mais caros do mercado. Se preferir, você pode substituir por couro sintético que é bem mais em conta e tem a vantagem de ser fácil de limpar. Para quem tem crianças e bichos em casa ele é perfeito.
 
Como escolher o sofá para sua casa 
 
O suede lembra camurça e é super macio. Já o chenille tem um toque aveludado que proporciona muito conforto. O único problema desses dois tecidos é que eles sujam com facilidade e precisam receber atenção especial diariamente.

Há ainda outras opções de tecido que podem te agradar como linho, sarja, fibras, etc. Então, uma boa dica é escolher o sofá cujo tecido se adéque as suas necessidades, siga o seu estilo e que combine com outros elementos dispostos no ambiente. 

Cor

A cor do sofá é algo bastante pessoal. Há quem prefira tons neutros como o cinza, branco, bege e caqui para manter o espaço refinado e elegante. Já outros gostam de estar em ambientes mais sofisticados e acabam optando por tons de vermelho, bordô, roxo e azul marinho.
 
Como escolher o sofá para sua casa

Para quem é mais ousado, uma boa dica é investir em peças em tonalidades intensas e chamativas. Amarelo, verde-limão, laranja, azul turquesa e pink atendem muito bem a proposta de ambientação alegre e descontraída.
 
Como escolher o sofá para sua casa

Agora ficou mais fácil escolher o sofá para sua casa, não é mesmo? Siga as dicas e encontre o modelo ideal para você!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário