Dúvidas Frequentes

1. O que significam as siglas MDF e MDP?

MDP significa Medium Density Particleboard ou, traduzindo, Painel de Partículas de Média Densidade. MDF significa Medium Density Fiberboard ou, Painel de Fibras de Média Densidade. Tanto o MDP como o MDF são painéis produzidos a partir de madeira e resinas, e ambos são amplamente utilizados pelas marcas top de linha na fabricação de móveis.

2. Qual a diferença entre MDF e MDP?

A qualidade dos produtos fabricados com MDF e MDP é a mesma. O que muda são as características próprias de cada uma destas matérias-primas, tornando o MDP mais adequado para uso em peças retas como armações, portas, tampos e prateleiras, enquanto o MDF permite todos os tipos de usinagens, podendo receber formas arredondadas e com riqueza de contornos. Portanto, aplicados corretamente, tanto o MDF como o MDP resultarão em ótimo acabamento, resistência e durabilidade.

3. O MDP é a mesma coisa que madeira aglomerada?

Não. O uso intensivo de tecnologia de prensas contínuas, de modernos classificadores de partículas e complexos softwares de controle de processo, associado à utilização de resinas de última geração e madeira de florestas plantadas, originou o MDP. Ele possui características distintas e qualidade superior ao antigo painel de madeira aglomerada, também conhecido como compensado.

4. Para que tipo de móvel o MDF é indicado?

O MDF permite ampla criatividade no design do móvel, que pode receber formas arredondadas e com riqueza de contornos. Ele recebe facilmente a aplicação tanto de pintura como de PVC. É recomendado para os casos que necessitam de usinagens de superfície ou topo, usinagens em baixo relevo, entalhes ou cantos arredondados.

5. Para que tipo de móvel o MDP é indicado?

O MDP é indicado para a produção de móveis de linhas retas, que não exijam usinagens em baixo relevo, entalhes ou cantos arredondados.

6. Como os painéis de MDF e MDP são produzidos?

O MDF é produzido a partir da transformação das toras de madeira em fibras que, misturadas a resinas e prensadas em prensa contínua, se transformam em chapas que podem ou não sair revestidas da linha de produção. Já o MDP é produzido a partir da transformação de toras de madeira em partículas aglutinadas e entrelaçadas com resinas.

7. Qual dos dois é melhor, MDF ou MDP?

Os dois são ótimas matérias-primas para fabricação de móveis, apenas possuem diferenças técnicas no momento do seu desenvolvimento. Estas diferenças determinam, limitando ou expandido as possibilidades de aplicação, o uso de ambos os produtos.

8. Eu posso fazer um consórcio dos móveis com o Grupo Premium?

O Grupo Premium não vende consórcio. Mas, as lojas oferecem um sistema de compra programada, que se assemelha ao consórcio. Nesta modalidade de compra, você pode realizar o projeto de acordo com a sua necessidade e iniciar o pagamento em parcelas. Assim, você programa a data que o seu pedido deve ser entregue.

9. Como devo fazer a limpeza dos meus móveis para prolongar a vida útil dos mesmos?

A limpeza dos seus móveis deve ser feita com uma flanela macia, sabão ou detergente neutro e água morna. Você pode utilizar também uma flanela umedecida com álcool etílico hidratado 92,8 graus. Não aconselhamos o uso de nenhum outro produto químico, mesmo que seja especial para móveis. Mais informações sobre limpeza você encontra no Manual de Garantia.

10. Quais as providências que posso adotar para obter maior conservação dos meus móveis?

Para que seus móveis tenham maior durabilidade, sugerimos que você siga alguns pequenos passos:
• Faça uma limpeza frequente da forma como está indicada no Manual de Garantia.
• Procure abrigar seus móveis da luz direta do sol, calor ou lâmpadas fortes que provocam o aquecimento.
• Utilize coifa para cozinhar alimentos.
• Em casos de fritura de alimentos, mantenha o ambiente arejado e os módulos limpos.

11. Qual o tipo de matéria prima é usado na fabricação de móveis planejados?

As principais fábricas de móveis trabalham com duas matérias-primas básicas: MDF (painéis de média densidade produzidos a partir de fibras de madeira reflorestada) e MDP (painéis de média densidade produzidos a partir de partículas de madeira). As características de cada uma delas definem a sua aplicação. Por exemplo as chapas em MDF são utilizadas para usinagem, já as chapas em MDP possuem maior funcionalidade em peças planas e lisas. 

Os dois recebem a mesma técnica e são compatíveis quanto aos sistemas de ferragens e dispositivos de fixação. Por isso podem ser aplicados em conjunto sem qualquer comprometimento no desempenho.

12. Qual a diferença entre móveis planejados e modulados?

Os móveis planejados se ajustam em qualquer ambiente e preenchem totalmente o espaço disponível para a instalação dos armários, isso é possível graças a uma produção personalizada dos fabricantes, que ainda oferecem uma enorme variedade de acabamentos e acessórios. 

Já os móveis modulados limitam a escolha do cliente, pois os fabricantes pré-estabelecem os tamanhos dos módulos e oferecem menor variedade de acabamentos e acessórios.

13. Quanto custa mais ou menos um móvel planejado?

Devido a variedade de acabamentos, acessórios e medidas não é possível fazer uma estimativa de valores sem antes projetar o ambiente, pois o preço final varia de acordo com as necessidade e desejos de cada cliente.

14. Quais as principais vantagens em optar pelo móvel planejado?

O aproveitamento dos espaços é a principal vantagem do móvel planejado, a personalização dos ambientes tornou-se uma necessidade na nova concepção de casas, apartamentos e escritórios. Além disso, o móvel planejado consegue aliar design e conforme de forma harmônica e sofisticada.

Compartilhe essa página