Embora possa soar clichê, a frase “a propaganda é a alma do negócio” continua verdadeira e atual. Saber como captar novos clientes de arquitetura em uma era com uma quantidade enorme de informações via internet e redes sociais, é fundamental para aproveitar as oportunidades.
E você sabe como conseguir novos clientes nesses meios?
Neste post, vamos falar desse assunto e mostrar como é possível captar não só oportunidades de negócio, mas também transformar a sua marca pessoal em uma referência no setor. Então, continue a leitura e confira nossas sete dicas imperdíveis para te ajudar sobre este assunto:
O nome de um arquiteto representa mais do que uma série de atividades e de ações que ele executa. Seus projetos revelam um estilo próprio e uma personalidade que fica impressa em cada ambiente desenhado.
Seu portfólio é justamente a expressão desse estilo, revelado por meio de seus trabalhos de arquitetura e de decoração. Portanto, fotografe cada trabalho em suas diferentes etapas e, principalmente, o resultado final.
Quando um arquiteto termina um projeto incrível, mas não fotografa esse ambiente, sua existência se restringe a um pequeno grupo de pessoas que vai usufruir daquele espaço.
Nos dias atuais, isso ganha uma nova dimensão — o que não está online, simplesmente não existe.
Portanto, capriche em seu portfólio online e use seus resultados como estratégia para captar novos clientes de arquitetura. Explore os diferenciais com imagens sob diferentes ângulos, possibilidades de iluminação, entre diversos outros atrativos.
O trabalho de um arquiteto produz um resultado visual inquestionável. Por isso, ele não pode deixar de estar presente nos meios que potencializam essa exposição: as redes sociais.
Nesse sentido, é fundamental que seu escritório/trabalho tenha um perfil nas redes mais relevantes para o seu público-alvo. Devido ao apelo visual, Instagram e Pinterest são muito importantes para fazer propaganda de projetos arquitetônicos.
Porém, se o seu foco são projetos corporativos, além dessas duas redes, é imprescindível marcar presença no LinkedIn.
Embora o apelo dessa plataforma não seja a imagem, você precisa mostrar a relevância do seu trabalho lá como foco de captação de clientes de arquitetura. Vá ao próximo tópico para entender o porquê.
Na internet, o conteúdo é “rei”. E um bom conteúdo é o elemento que atrai visitantes, transforma-os em fãs, produz engajamento e compartilhamentos. Ele pode ser apresentado de diversas formas: imagens, vídeos, variados recursos multimídia, textos, infográficos, realidade virtual e mais uma série de possibilidades menos conhecidas ou em desenvolvimento.
Para você que é arquiteto ou design de interiores, isso é extremamente relevante para conseguir novos clientes. É possível produzir conteúdo diversificado, explorando os diversos interesses das pessoas, tais como:
Esses são apenas alguns exemplos, porém muito mais pode ser feito para divulgar conteúdo e fortalecer seu nome no mercado. Um ponto extremamente importante é que, se você trabalha com arquitetura corporativa, precisa investir no LinkedIn.
É pertinente destacar que, nesta rede, o arquiteto corporativo pode fazer a captação de clientes de arquitetura diretamente com seu público-alvo: proprietários de negócios e membros do alto escalão que têm papel decisório nas organizações.
Grande parte do seu sucesso depende de convencê-los de que um projeto de arquitetura para o ambiente de trabalho é um investimento que resulta em benefícios para a empresa. Por isso, crie conteúdo (textos, vídeos, infográficos) que fale sobre isso. Você pode abordar temas como:
Como captar novos clientes de arquitetura/decoração e conquistar sua audiência? Com informações úteis, que vão mostrar como soluções relacionadas à arquitetura podem resolver problemas que as pessoas enfrentam no dia a dia.
Assim sendo, produza conteúdo diferenciado com essas soluções. Informe os visitantes do seu site, do seu blog ou das suas redes sociais que eles podem receber um e-book, um infográfico ou acesso a um minicurso por e-mail.
Coletar esses dados de contato dos usuários é bastante significativo para sua próxima etapa: investir no e-mail marketing.
Quando você coleta o e-mail de algum dos visitantes dos seus diversos canais de comunicação, é possível ter uma certeza: em algum nível, ele está interessado nos temas abordados ou, até mesmo, nos seus serviços. Na linguagem do marketing, ele se tornou um lead ou um seguidor.
Portanto, trata-se de um primeiro filtro que mostra que esse pode ser um cliente potencial. É hora, então, de nutrir esse lead por meio de conteúdo, usando e-mail marketing.
Em um primeiro momento, você pode utilizar esse contato para informar sobre os novos posts do seu blog ou o vídeo mais recente do seu canal do YouTube, ou, ainda, para enviar uma newsletter periódica.
À medida que o interesse aumenta, é possível estreitar esse relacionamento e começar a ofertar serviços ou produtos.
Para se ter uma ideia da efetividade desse método, segundo dados da empresa Rockcontent, 59% dos profissionais que atuam em marketing B2B entendem que o e-mail marketing é o canal mais eficaz para gerar conversões e receita. Com certeza, é uma ótima forma de você conseguir novos clientes.
Uma outra maneira de como captar novos clientes de arquitetura/decoração e chamar a atenção para o seu trabalho é promover eventos. Eles podem acontecer presencialmente (com as devidas restrições e precauções devido a atual pandemia da Covid-19) ou por meio da realização virtual desses encontros, como as Lives por exemplo.
Você pode criar semanas dedicadas a um assunto específico, de acordo com o foco do seu trabalho. Um bom exemplo seria algo como “Semana da Arquitetura Corporativa”.
Estabeleça parcerias com outros profissionais que também atuam nesse segmento, e promova palestras transmitidas online, lives e transmissões, permitindo o envio de perguntas para você ou seu time de especialistas responderem.
Os eventos servem tanto para aumentar sua base de seguidores (conseguir novos clientes por e-mails para enviar o link de acesso ao evento) quanto para melhorar o relacionamento com a base de leads que você já possui.
Quem vive de orgânicos é uma determinada apresentadora de programa culinário em TV a cabo, não é verdade? Então, principalmente no início da divulgação, é provável que você precise pagar por anúncios para promover seu site e seus conteúdos.
A vantagem é que, no marketing digital, esse investimento é bastante acessível e permite segmentar seu público-alvo, tornando a exibição do anúncio muito mais efetiva.
Entendeu agora como captar novos clientes de arquitetura/decoração através da internet traz inúmeras oportunidades de marketing para arquitetos e design de interiores? Achou sugestões interessantes?
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Mas aí já bate aquela dúvida, qual o melhor fornecedor dos móveis para esse projeto?
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